Obama expressa compromisso em manter relação com Espanha “forte e unida”

  • Por Agencia EFE
  • 15/09/2015 19h41
  • BlueSky

Washington, 15 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta terça-feira estar “profundamente comprometido” em manter uma relação “com uma Espanha forte e unida”, após receber o rei Felipe VI na Casa Branca.

Obama falou assim aos jornalistas ao término de sua reunião com o monarca espanhol no salão oval, sem aludir expressamente ao processo defensor da soberania em favor da independência da Catalunha.

O presidente declarou também que “espera” poder viajar à Espanha antes do fim do seu mandato, em janeiro de 2017, e destacou a “grande amizade” entre os dois países, assim como a recuperação econômica da Espanha da “brutal recessão” sofrida, embora tenha ressaltado que ainda resta trabalho a ser feito.

Obama e Felipe VI dialogaram, entre outras coisas, sobre a crise de refugiados na Europa e a cooperação em defesa e contra o terrorismo.

Sobre a crise migratória pela chegada de centenas de milhares de refugiados à Europa, Obama lembrou que “a Espanha trabalhou duro para lidar com este assunto no passado, com imigrantes do norte da África que muitas vezes embarcam em uma viagem perigosa”.

A esse respeito, o presidente reiterou que esta crise vai requerer a cooperação entre Europa, Estados Unidos e toda a comunidade internacional.

Por outro lado, Obama disse que expressou a Felipe seu “grande agradecimento” pela cooperação bilateral em defesa e mencionou o trabalho conjunto no Afeganistão no marco da Otan, na missão de paz no Líbano e nos esforços da Espanha para “fazer retroceder” o Estado Islâmico (EI) e outros grupos extremistas no Oriente Médio.

Além disso, Obama quis destacar a “espetacular liderança” de Felipe VI durante seu primeiro ano no trono e felicitou sua esposa, a rainha Letizia, que hoje completa 43 anos.

Enquanto Obama e Felipe VI se reuniam no salão oval, a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, ofereceu um chá a Letizia e lhe mostrou a horta orgânica instalada por ela mesma na Casa Branca para promover a alimentação saudável.

A visita de hoje foi a primeira de Felipe VI e Letizia à Casa Branca, no marco de uma viagem oficial de quatro dias aos Estados Unidos que também os levará à Flórida.

O rei teve um primeiro encontro com Obama em 23 de setembro do ano passado em Nova York, três meses após sua proclamação, por ocasião de sua participação na Assembleia Geral da ONU. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.