Obama recebe Xi na Casa Branca para falarem “francamente” de diferenças

  • Por Agencia EFE
  • 25/09/2015 14h41
  • BlueSky

Washington, 25 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebe nesta sexta-feira na Casa Branca o presidente da China, Xi Jinping, com quem, disse, falará “francamente” de suas diferenças, em um momento de tensões comerciais e acusações americanas de espionagem cibernético e roubo de dados.

Obama fez uma cerimônia de boas-vindas para Xi, que visita os EUA pela primeira vez, e para sua esposa, Peng Liyuan, no jardim da Casa Branca, antes de terem uma reunião a portas fechadas.

“Devemos falar francamente de nossas diferenças. Os Estados Unidos sempre falarão em defesa das verdades fundamentais”, afirmou Obama na cerimônia de boas-vindas.

“Achamos que as nações são mais bem-sucedidas e o mundo avança mais quando nossas companhias concorrem em um terreno equitativo, quando as disputas se resolvem pacificamente e quando os direitos humanos universais de todos são respeitados”, acrescentou.

Obama ressaltou que os Estados Unidos dão as boas-vindas ao auge da China no plano mundial, e que ambos os países estão fazendo grandes avanços para o entendimento mútuo.

“Acredito que nossas duas grandes nações, se trabalharmos juntos, têm uma capacidade sem comparação de moldar o curso deste século”, afirmou o presidente americano.

Já Xi disse que “trabalhando juntos, China e Estados Unidos podem produzir um impacto maior do que com esforços individuais, e devem para isso se adaptar aos tempos em transformação”.

“Venho aos Estados Unidos desta vez para promover a paz e impulsionar a cooperação”, sustentou Xi.

“Devemos perseguir uma cooperação em que ambos ganhemos, promover a confiança estratégica e o entendimento mútuo, respeitar os interesses e preocupações do outro, ter a mente aberta em relação as nossas diferenças e desacordos”, acrescentou o líder.

Obama e Xi darão uma entrevista coletiva conjunta, e depois almoçarão no Departamento de Estado com o vice-presidente americano, Joe Biden. Xi ainda será o convidado de um jantar de Estado na Casa Branca esta noite junto a sua esposa.

Obama e Xi tiveram ontem um jantar privado, em que falaram sobre suas ideias para o futuro da relação bilateral.

Xi pretende, com esta visita, reforçar a confiança dos Estados Unidos na China, além de convencer que seu país está longe do desastre econômico, após as recentes quedas registradas nos mercados financeiros.

Já os Estados Unidos querem garantias em relação às atividades cibernéticas da China, e também estão preocupados com a percebida expansão de Pequim no Mar do Sul da China, com a construção de ilhas artificiais. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.