Obama se reunirá com líder da oposição síria em Washington

  • Por Agencia EFE
  • 07/05/2014 02h51
  • BlueSky

Washington, 6 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reunirá em Washington com o líder da oposição síria, Ahmad Jarba, que visita o país americano nesta semana, onde ficará até o próximo dia 14, informou nesta terça-feira à Agência Efe um funcionário da Casa Branca que preferiu manter o anonimato.

“Esperamos que o presidente se reúna com o presidente (da oposição síria) Jarba”, se limitou a dizer a mesma fonte, que não especificou a data do encontro, nem deu mais detalhes sobre o mesmo.

A visita do presidente da oposição moderada do Conselho Nacional Sírio (CNS) ocorre precisamente na semana na qual o Departamento de Estado dos EUA concedeu status diplomático para esse grupo como forma de fortalecer o reconhecimento de uma oposição enfraquecida no campo militar pelas tropas do presidente Bashar al Assad.

Segundo a imprensa americana, Jarba também se reunirá com o secretário de Estado, John Kerry, durante sua visita a Washington, mas também não há informações sobre a data desse encontro.

Os Estados Unidos elevaram o status do CNS para “missão estrangeira”, após Obama ter ordenado em março o fechamento da embaixada síria em Washington e cancelado o status diplomático de todos os seus funcionários.

A superioridade militar das tropas de Assad o levou a não ceder nas conversas de paz de Genebra e a convocar eleições presidenciais nas quais não tem adversários de peso. Com isso, sua reeleição é praticamente certa.

Os Estados Unidos criticaram ontem a convocação de eleições e pediram que a Síria as suspendesse, já que não estão de acordo com o plano de paz estipulado pelo enviado das Nações Unidas, Lakhdar Brahimi, que contemplava um processo de transição e de reconciliação entre os grupos em conflito. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.