Ofensiva talibã deixa 30 civis e 20 soldados mortos no sul do Afeganistão

  • Por Agencia EFE
  • 24/06/2014 09h12

Cabul, 24 jun (EFE).- Pelo menos 30 civis e 20 soldados afegãos morreram durante os últimos quatro dias em uma ofensiva talibã que pretendia tomar o controle de um distrito da província de Helmand, no sul do Afeganistão, informou nesta terça-feira uma fonte oficial.

Os ataques começaram no último sábado, quando cerca de mil talibãs tentaram assumir o controle do distrito de Sangin, embora as forças de segurança afegãs tenham conseguido evitar tal ação, afirmou o porta-voz do governador provincial, Omar Zwak.

“Além das vítimas, 40 civis e 20 soldados ficaram feridos”, acrescentou Zwak, que assegurou que cerca de 2 mil famílias também tiveram que deixar suas casas por causa da ofensiva.

Os talibãs, que foram expulsos da zona após intensos confrontos, perderam 35 homens, enquanto outros 40 ficaram feridos, explicou o porta-voz, que detalhou que grande parte dos corpos dos islamitas continua no campo de batalha.

Os insurgentes não se pronunciaram sobre a operação em Sangin, embora tenham anunciado hoje em seu site o ataque a três postos de controle no vizinho distrito de Kajaki, no qual morreram 15 “marionetes”, como se referem às forças de segurança afegãs.

O conflito no Afeganistão se encontra em um de seus momentos mais sangrentos desde a invasão dos EUA que resultou na queda do regime talibã há 12 anos.

As tropas internacionais (Isaf) começaram a se retirar gradualmente do Afeganistão em 2011, transferindo por fases a competência da segurança ao Exército e à polícia afegãos.

A Isaf concluirá sua missão no Afeganistão no final deste ano, embora os Estados Unidos tenham anunciado a permanência de 9,8 mil soldados no país até completar sua saída total no final de 2016. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.