Jovem Pan
Publicidade

OLP denuncia aumento de agressões israelenses desde o início das negociações

Jerusalém, 25 fev (EFE).- A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) denunciou nesta terça-feira que as agressões cometidas por Israel contra os palestinos aumentaram consideravelmente desde julho de 2013, quando ambas as partes reiniciaram as negociações sob as orientações dos EUA.

Publicidade
Publicidade

Em comunicado, a organização lembrou que, para conseguir “uma paz duradoura, a comunidade internacional tem a obrigação de fazer Israel se responsabilizar pelas violações da lei internacional e dos direitos humanos”.

Desde o retorno das negociações, segundo a OLP, um total de 44 palestinos foi assassinado e 2.702 detidos em operações das forças armadas israelenses, que realizaram mais de 3.300 operações.

O movimento nacional palestino também destacou que, apesar de uma das condições do diálogo estar relacionada ao congelamento das colônias, Israel anunciou a construção de 10.489 novas casas em Jerusalém Oriental e Cisjordânia durante este período, o que supõe a entrada de 52 mil novos colonos.

Os anúncios acompanharam de maneira quase sistemática as fases de libertação de presos políticos palestinos anunciadas por Israel como gesto de boa vontade perante o processo.

Na opinião da OLP, isto demonstra que o governo israelense deseja compensar às facções políticas e sociais mais direitistas que rejeitam a libertação do que eles consideram “terroristas”.

A expansão dos assentamentos judaicos nos territórios ocupados, que freou há três anos as conversas de paz entre palestinos e israelenses, continua sendo um dos principais pontos de atrito em direção a um acordo final.

O próprio secretário de Estado americano, John Kerry, que impulsiona o processo de negociação, advertiu em várias ocasiões das consequências negativas dessa política de expansão israelense. EFE

Publicidade
Publicidade