ONU condena lançamento de foguetes de Gaza e pede moderação a Israel

  • Por Agencia EFE
  • 08/07/2014 14h55
  • BlueSky

Nações Unidas, 8 jul (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou neta terça-feira o lançamento de foguetes contra Israel a partir de Gaza e pediu a máxima moderação às duas partes, depois de forças de segurança israelenses iniciarem uma ofensiva contra a faixa.

“O secretário-geral está extremamente preocupado com a perigosa escalada de violência, que já causou várias mortes e ferimentos a palestinos como resultado das operações israelenses contra Gaza”, disse o porta-voz de Ban, Stéphane Dujarric, na entrevista coletiva diária.

O diplomata coreano, que considera “imperativo restaurar a calma”, pediu que todas as partes tenham “a máxima moderação e evitem mais baixas civis e desestabilização”.

Ele ressaltou que também é necessário responder à “insustentável situação em Gaza nas dimensões política, de segurança, humanitária e de desenvolvimento” para conseguir uma solução.

Ban condenou duramente o lançamento de bombas a partir da faixa contra Israel e assinalou que “esses ataques indiscriminados sobre áreas civis devem parar”.

Israel iniciou ontem uma nova operação militar contra Gaza, cujo objetivo, disse, é frear o lançamento de foguetes de a faixa e atingir o Hamas, considerado responsável pelo assassinato de três estudantes israelenses desaparecidos em 12 de junho na Cisjordânia ocupada.

Desde então, milicianos palestinos lançaram de Gaza cerca de 300 bombas contra o sul de Israel, que feriram três soldados.

No primeiro dia da operação militar israelense “Margem Protetora” sobre a faixa, 14 pessoas morreram e 80 ficaram feridas, a maioria civis.

Hoje, o gabinete de segurança israelense decidiu chamar 40 mil reservistas para que se preparam para uma possível incursão terrestre. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.