ONU expressa inquietação por impacto de sequestros no processo de paz

  • Por Agencia EFE
  • 17/11/2014 23h18

Bogotá, 17 nov (EFE).- As Nações Unidas expressaram nesta segunda-feira sua “inquietação” pelo forte impacto que tiveram os últimos sequestros da Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), entre eles o de um general do exército, sobre o processo de paz, que foi interrompido pelo presidente Juan Manuel Santos.

Em comunicado, o escritório da ONU na Colômbia pediu a libertação do general Rubén Darío Alzate, do cabo Jorge Rodríguez e da advogada Gloria Urrego en Las Mercedes, que foram sequestrados em um remoto casario do departamento de Chocó neste domingo.

O organismo disse que sua libertação seria um “gesto de paz” que permitiria a retomada dos diálogos entre o governo e a guerrilha, que deviam ter se reiniciado hoje em Havana.

“Expressamos nossa inquietação pelo impacto que estes fatos têm sobre o processo de paz dado o notável progresso realizado pelas partes nos diálogos de Havana e considerando a importância de construir sobre estas conquistas para completar a agenda de paz”, afirma o comunicado.

“As Nações Unidas esperam que a situação seja resolvida o mais breve possível e cumprimenta os esforços que estão em curso para conseguir esse fim”, acrescenta a nota da ONU.

Além disso, as Nações Unidas expressaram sua solidariedade para as famílias das pessoas afetadas e sua preocupação pela situação dos sequestrados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.