ONU pede que Indonésia freie execução de brasileiro e outros 8 presos

  • Por EFE
  • 25/04/2015 17h42

Neste sábado (25) EFE protesto frança pena de morte

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu neste sábado ao governo da Indonésia que freie a anunciada execução de nove prisioneiros que se encontram no corredor da morte condenados por narcotráfico, entre os quais há um brasileiro.

“Sob a legislação internacional, se for usada, a pena de morte deve ser imposta apenas para os crimes mais sérios, como, por exemplo, assassinatos, e só com as salvaguardas adequadas”, lembrou Ban em comunicado de seu porta-voz.

Nesse sentido, o secretário-geral das Nações Unidas ressaltou que os crimes vinculados ao narcotráfico não são considerados geralmente como delitos do tipo mais grave.

O diplomata sul-coreano lembrou que a ONU se opõe à pena de morte em todas as circunstâncias e, por isso, urgiu ao presidente Joko Widodo a considerar “urgentemente a declaração de uma moratória da pena capital na Indonésia, com vistas a sua abolição”.

O brasileiro Rodrigo Gularte está na lista de nove pessoas condenadas à morte por narcotráfico na Indonésia que serão executadas a partir da próximo terça-feira.

Além disso, podem ser executados dois australianos, uma filipina, três nigerianos, um ganês e um indonésio.

Um décimo prisioneiro, o francês Serge Atlaoui, não recebeu a notificação que as autoridades indonésias entregam 72 horas antes da execução, segundo o jornal “Sydney Morning Herald”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.