ONU pede que Israel dê “passos críveis” para voltar a negociar com palestinos

  • Por Agencia EFE
  • 21/04/2015 12h51

Nações Unidas, 21 abr (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta terça-feira ao futuro Executivo israelense que reafirme seu compromisso com uma solução de dois Estados e que dê “passos críveis” para poder retomar as negociações de paz com os palestinos.

“Peço ao novo governo que reafirme o compromisso de Israel com a solução de dois Estados e dê passos críveis para incentivar um ambiente propício para o retorno a negociações significativas”, afirmou Ban em discurso perante o Conselho de Segurança.

O diplomata sul-coreano, que abriu um amplo debate sobre a situação no Oriente Médio, citou a necessidade de Israel paralisar a expansão dos assentamentos.

“As duas partes se enfrentam em temas complicados, mas uma dúvida se destaca sobre as demais: escolher entre a paz ou a morte, a destruição e o sofrimento que definiram o conflito durante muito tempo”, argumentou.

“No fim, as próprias partes deverão mostrar o compromisso e a coragem necessária para traçar um caminho viável em direção a um futuro melhor”, acrescentou.

Ban também se dirigiu à comunidade internacional, à qual pediu mais ações para promover uma volta às negociações e doar fundos para responder à “crise financeira” vivida por Gaza. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.