Oposição síria apresentará denúncia contra Assad em Haia

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2014 16h37

Cairo, 14 mai (EFE).- A Coalizão Nacional Síria (CNFROS) preparará um requerimento judicial por crimes contra a humanidade contra o regime sírio para apresentá-lo ao Tribunal Penal Internacional de Haia, disse nesta quarta-feira à Agência Efe o diretor do escritório da oposição no Cairo, Kasem al Khatib.

O chefe do comitê legal da CNFROS, Haitam al Maleh, preparará a denúncia de um escritório em Bruxelas junto com uma delegação de advogados que trabalhou para documentar “os crimes de Bashar al Assad e seus serviços de inteligência durante os últimos três anos”, acrescentou Khatib.

Os crimes do regime sírio contra seu povo são “muitos”, assegurou o dirigente opositor, que acrescentou que durante suas reuniões com diferentes líderes europeus lhes comentou o desejo da coalizão de apresentar o processo no qual trabalhará uma equipe da CNFROS para apresentá-la em Haia.

A CNFROS é a principal aliança da fragmentada oposição política ao regime de Assad, dividida por muitos assuntos.

No terreno, o poder destes grupos nas facções armadas é muito limitado já que estas, em sua maioria, rejeitam ser representadas pelos movimentos políticos.

Mais de 150 mil pessoas morreram desde o início do conflito na Síria em meados de março de 2011, segundo a última apuração do Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A Síria se prepara para realizar eleições presidenciais no dia 3 de junho, nas quais Assad, no poder desde 2000, concorrerá a um terceiro mandato. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.