Oposição vence eleições legislativas na Venezuela com 99 deputados

  • Por EFE
  • 07/12/2015 08h30
EFE/Manaure Quintero Venezuelanos comemoram vitória da coalizão de oposição nas ruas de Caracas

A presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, Tibisay Lucena, anunciou que a aliança opositora MUD ganhou as eleições legislativas com um total de 99 deputados, contra 46 do chavismo.

Tibisay informou que a participação, que qualificou de “extraordinária”, foi de 74,5% e que o porcentagem apurada para essa distribuição de cadeiras, que já é irreversível nos circuitos totalizados, foi de 96,03%.

A MUD conseguiu na modalidade nominal 72 deputados e na de lista 27, o que representa um total de 99 cadeiras e uma folgada maioria absoluta para os 167 parlamentares que terá a nova Assembleia Nacional (AN).

A aliança opositora ficou apenas a uma cadeira da maioria qualificada de três quintos que permite realizar reformas de calado na política do país.

O governante Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) obteve na modalidade nominal 24 deputados e na modalidade de lista 22 representantes, o que dá um total de 46 parlamentares e representa uma perda de mais da metade dos 100 cadeiras que tinha no atual parlamento.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.