Jovem Pan
Publicidade

Opositores planejam mais protestos contra golpe militar na Tailândia

Bangcoc, 25 mai (EFE).- Os opositores ao golpe do Estado na Tailândia planejam neste domingo novos protestos contra a junta militar em Bangcoc, em desafio à proibição de assembleias e à presença de soldados armados nas ruas.

Publicidade
Publicidade

Os ativistas farão uma concentração pacífica no distrito de Ratchaprasong, onde se concentram vários shoppings, hotéis e lojas de luxo na capital, para exigir que lhes devolvam a democracia, informou à Agência Efe um dos organizadores.

Ontem, centenas de opositores ao regime militar formado após o levante da quinta-feira passada marcharam no Monumento da Vitória em Bangcoc, onde assobiaram e fizeram vários soldados retroceder.

Os militares, armados com fuzis de assalto, detiveram dois manifestantes, mas um foi libertado pela multidão em uma resistência e outro foi posto em liberdade no mesmo dia, no meio de gritos de júbilo e insultos aos soldados.

Em uma operação no nordeste o país, o Exército deteve 20 ativistas dos chamados “camisas vermelhas”, seguidores do governo deposto, dos quais confiscou armas e acusou de planejar atentados terroristas.

A Tailândia sofre uma profunda crise política desde o golpe de Estado de 2006 contra Thaksin Shinawatra, que vive no exílio para evitar uma condenação de dois anos de prisão por corrupção. EFE

Publicidade
Publicidade