OSCE denuncia ataque contra observadores da organização perto de Donetsk

  • Por Agencia EFE
  • 20/11/2014 11h20

Kiev, 20 nov (EFE).- A Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) denunciou nesta quinta-feira um ataque contra seus observadores perto de Donestk, no leste da Ucrânia.

“Um grupo de uniformizados disparou contra membros da missão”, informou à Agência Efe a porta-voz do escritório ucraniano do organismo, Irina Gudima.

O incidente aconteceu ontem em uma estrada que liga a cidade de Kurajovo com Donetsk, capital da região e principal reduto da sublevação pró-Rússia contra as autoridades de Kiev.

O comboio da missão da OSCE, que se dirigia a Donetsk em veículos blindados, observou um caminhão com sinais militares em sua parte traseira e nas portas, e que levava a bordo uma grande caixa de madeira.

O caminhão estava escoltado por homens uniformizados que ao perceberem a presença do comboio desceram do veículo e dispararam duas vezes contra a equipe da OSCE.

Segundo o organismo internacional, as balas passaram a uma distância de dois metros do comboio. Após o incidente, os representantes da missão foram viram obrigados a “abandonar a zona imediatamente”.

Segundo Gudima, não é possível dizer se o ataque foi cometido por soldados do exército ucraniano ou pelos insurgentes pró-Rússia que atuam no conflituoso leste da Ucrânia.

A missão especial de observação da OSCE na Ucrânia, em andamento desde março, conta atualmente com 280 integrantes, entre eles 200 observadores civis procedentes de 41 países. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.