Otan acusa Rússia de concentrar tropas e apoiar rebeldes ucranianos

  • Por Agencia EFE
  • 09/07/2014 10h34

Zagreb, 9 jul (EFE).- O comandante supremo da Otan na Europa, o general americano Philip Breedlove, acusou nesta quarta-feira a Rússia de estar concentrando tropas na fronteira da Ucrânia e de apoiar os rebeldes no leste do país.

“O Exército russo concentra de novo suas forças do lado oriental da fronteira. Agora se encontram ali cerca de oito batalhões. Eles têm a capacidade de atravessar a fronteira em caso de necessidade”, disse Breedlove desde a Eslovênia, em entrevista à agência “STA”.

Breedlove avaliou o apoio do Exército russo às forças pró-russas na Ucrânia, que é muito ativo.

“As forças russas que estão na fronteira neste momento participam da mudança de equipamentos militares pesados, das reservas, armamento e soldados. As unidades especiais e forças não regulares russas estão ativas no leste da Ucrânia. O apoio às forças pró-russas é muito ativo”, comentou o general.

O general disse também que a Otan apoia o diálogo e a solução política da crise ucraniana.

“No que diz respeito à Otan, os países-membros acordaram que não haverá missão militar se a Rússia cruzar a fronteira”, disse ao ser perguntado sobre uma possível resposta da Aliança a uma invasão russa.

Breedlove explicou que a Otan está buscando uma resposta adequada ao “enfoque revanchista russo, que demonstrou na Crimeia e agora no leste da Ucrânia”.

“O novo desafio para a Otan é como deve se adaptar esta Aliança, que nos últimos 14 anos viu a Rússia como parceiro, a uma situação na qual o país já não se comporta como tal e recorre a um tipo de guerra híbrida totalmente nova”, explicou o comandante à “STA”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.