Otan felicita afegãos por participação nas eleições

  • Por Agencia EFE
  • 14/06/2014 15h51
  • BlueSky

Bruxelas, 14 jun (EFE).- O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, felicitou neste sábado o povo afegão por sua participação na rodada final das eleições presidenciais e elogiou as forças de segurança por seu trabalho no processo.

“Hoje é outro dia histórico para o Afeganistão. Felicito os milhões de afegãos de todo o país que votaram”, indicou o político dinamarquês em comunicado.

Segundo Rasmussen, “mais uma vez os homens e mulheres afegãos demonstraram sua determinação de ter uma voz sobre o futuro de seu país”.

O secretário acrescentou que, “mais uma vez, as forças de segurança e instituições afegãs realizaram um trabalho sobressalente, apesar dos desafios”, pois “planificaram e lideraram todas as operações de segurança antes e durante” o pleito.

Rasmussen elogiou o povo do Afeganistão “por seu compromisso com a democracia” e, as forças de segurança e instituições, por sua “dedicação contínua e profissionalismo na hora de dar segurança ao processo eleitoral”.

“É essencial para o futuro do Afeganistão que conclua o processo eleitoral de maneira crível, transparente e inclusiva”, ressaltou e, para isso, pediu que todas as partes “tenham um papel construtivo”.

Segundo Rasmussen, também é “essencial” que qualquer alegação de irregularidade eleitoral seja contemplada através dos mecanismos institucionais estabelecidos” e que “os dois candidatos respeitem os resultados finais”.

Rasmussen apontou como fator relevante que este pleito foi “liderado e assegurado” pelos afegãos e disse que os cidadãos desse país “podem ficar orgulhosos do que alcançaram”, para concluir que “têm uma base forte para o futuro”.

O Afeganistão realizou hoje o segundo turno das eleições presidenciais para designar o sucessor de Hamid Karzai, que dirigiu o país desde a queda dos talibãs em 2001 e a quem a Constituição impede de concorrer a um terceiro mandato.

A apuração de votos começou em algumas províncias, embora os resultados preliminares não serão divulgados até 2 de julho e os finais até o dia 22 do mesmo mês.

A Otan está pendente que o novo governo afegão que surja das urnas firme o acordo bilateral de segurança negociado com os EUA sobre a permanência de tropas estrangeiras no país, que abriria a porta para que a Aliança pudesse desdobrar uma nova missão de apoio e assessor às forças afegãs a partir de 2015, após a retirada de sua operação de combate Isaf. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.