Padilha é aplaudido em evento na capital paulista ao defender terceirização

  • Por Estadão Conteúdo
  • 17/06/2016 09h13
Brasília - O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, fala à imprensa no Palácio do Planalto, após segunda rodada de reuniões do governo com representantes de centrais sindicais (Valter Campanato/Agência Brasil) Eliseu Padilha

O ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, defendeu, nesta quinta-feira (16), durante almoço com empresários do Grupo de Líderes (LIDE), em São Paulo, a aprovação com rapidez de projeto de lei que está no Senado sobre terceirização de funcionários por empresas. A proposta é combatida por entidades sindicais. 

Os convidados aplaudiram o ministro quando ele defendeu que o acordado prevaleça sobre a legislação, “na década de 1940, quando se pensa no que era a legislação trabalhista, vê-se que era indispensável. Só que a década de 40 ficou para trás há muito tempo. Temos de olhar rumo ao amanhã”. 

Ainda segundo o chefe da Casa Civil, a “sobreposição” do pactuar sobre o legislar é uma tendência mundial, “não estamos inventando a roda. É do mundo.” O político prometeu aos executivos que a reforma trabalhista será feita logo depois da previdenciária. 

Em outra frente, o Ministério do Trabalho está enfrentando uma dura negociação com as centrais sindicais para chegar a um consenso sobre os pontos de uma reforma trabalhista, “temos de formalizar o emprego e caminhar no rumo da terceirização. Aquele projeto que está no Senado tem que ser votado com alguma rapidez ” O projeto a que o ministro se refere permite que companhias contratem terceirizados para atividades-fim. Ou seja, os empresários poderiam contratar funcionários terceirizados para a atividade original da companhia. 

Padilha também ressaltou aos empresários o “time dos sonhos” montado por Temer para comandar a economia, afirmando que o presidente recebeu da gestão Dilma um “desarranjo administrativo” e que é necessário racionalizar receitas e despesas além da distribuição de receitas entre União, Estados e municípios.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.