Países definem medidas para diminuir tensões no leste da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 17/04/2014 15h45

Genebra, 17 abr (EFE).- Estados Unidos, Ucrânia, Rússia e União Europeia acordaram nesta quinta-feira diminuir as tensões no leste da Ucrânia com uma série de medidas que incluem o desarmamento dos grupos ilegais e o envio de observadores da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE).

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, anunciou o acordo ao final da reunião, realizada após um aumento da tensão no leste da Ucrânia, na fronteira com a Rússia, onde nos últimos dias grupos de ativistas pró-Rússia tomaram várias dependências oficiais.

A missão da OSCE terá a tarefa de garantir o retorno da calma à região, assim como a libertação dos detidos durante a tomada de dependências públicas e outros atos fora da lei nessa região, disse Lavrov.

“Foi acordado que essa missão deve ter um papel preponderante em assistir as autoridades ucranianas e as comunidades locais na implementação das medidas para diminuir as tensões ali onde mais precisarem, começando nos próximos dias”, diz um comunicado aprovado pelas quatro partes.

Elas se comprometeram a apoiar o funcionamento da missão da OSCE, inclusive apresentando observadores a ela.

Ao final da jornada de reuniões entre os ministros das Relações Exteriores de EUA, Ucrânia, Rússia e o representante da diplomacia europeia, foi anunciado também que será imposto o desarmamento de todos os grupos ilegais na Ucrânia, assim como uma anistia para os que participaram dos tumultos e conflitos.

“Uma anistia será concedida aos manifestantes e àqueles que deixarem edifícios e outros lugares públicos e entreguem as armas, com exceção dos responsáveis de crimes graves”, indica o acordo.

Além de devolver as dependências públicas a seus legítimos ocupantes, se suspenderá a ocupação de ruas, praças e outros lugares públicos em cidades e localidades ucranianas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.