Palestinos adiam anúncio do novo governo de união nacional

  • Por Agencia EFE
  • 29/05/2014 09h54

Gaza/Ramala, 29 mai (EFE).- O anúncio do governo interino de união nacional palestino, a princípio previsto para esta quinta-feira, será adiado devido a divergências entre o Fatah e o Hamas sobre a pasta das Relações Exteriores.

Segundo informações da agência “Al Rai”, alinhada ao movimento islamita, os negociadores do grupo que governa em Gaza e os do partido nacionalista Fatah não alcançaram um acordo definitivo sobre quem deve ser o titular do Ministério das Relações Exteriores.

Fatah quer que esse cargo, a cara dos palestinos na comunidade internacional, continue nas mãos de Riad al-Maliki, que o ocupa no executivo de Ramala.

O vice-ministro de Assuntos para os Prisioneiros da ANP, Ziad Abu Ein, confirmou à Agência Efe a decisão de atrasar o anúncio – algumas fontes dizem que talvez até na próxima terça-feira – sobre a composição do novo executivo “até que todos os detalhes sejam resolvidos”.

“Não há grandes divergências nas opiniões e a lista definitiva será apresentada nos próximos dias, mas se querem concluir todos os detalhes. Queremos ter sucesso nesse projeto”, apontou.

Durante toda a semana, o veterano político do Fatah Azzam al-Ahmad e o do Hamas Moussa Abu Marzuq realizaram várias reuniões na faixa para concluir os preparativos da formação final do governo de transição.

Abu Marzuq adiantou na segunda-feira que hoje o primeiro-ministro do Hamas, Ismail Haniyeh ofereceria um discurso em Gaza após o que o presidente Abbas declararia de Ramala a formação do governo interino.

Na semana passada também foi revelado que as pastas de Interior e de Relações Exteriores, duas das três mais conflituosas por seu impacto nas relações exteriores da ANP, eram as últimas em debate.

Fatah e Hamas decidiram no mês passado a constituição de um governo de transição para pôr fim à divisão de Gaza e Cisjordânia desde 2007 e preparar as eleições gerais no prazo máximo de seis meses. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.