Papa brinca e dá conselhos a jovens deficientes através de chat na internet

  • Por Agencia EFE
  • 05/02/2015 17h10

Cidade do Vaticano, 5 fev (EFE).- Adepto das novidades, o papa Francisco fez novamente hoje uso das novas tecnologias para se conectar com estudantes com deficiências, entre eles um aluno do Brasil, com os quais conversou sobre educação e formas de enfrentar à vida.

O brasileiro Pedro tem má-formação congênita no braço, Isabel, Bautista, Elvira e Alicia são da Espanha e possuem cegueira, autismo, e as duas últimas síndrome de Down, respectivamente, Isaías tem hipotireoidismo congênito e é dos Estados Unidos, já Manoj, da Índia, é surdo de nascimento.

A conversa do papa com os adolescentes fez parte do encerramento do IV Congresso Mundial das Scholas Ocurrentes, que começou na última segunda-feira e foi transmitida da sala de aula do Sínodo do Vaticano. O tema desta edição foi “Responsabilidade social-educativa. Uma responsabilidade de todos”.

O ato de conclusão começou às 16h (horário local, 13h em Brasília) e se desenrolou em um ambiente de alegria e cordialidade, no qual não faltaram brincadeiras. A espontaneidade das crianças fez o pontífice sorrir em várias ocasiões, como quando Alicia perguntou se Francisco gostava de baixar fotos no computador, e o papa respondeu não saber utilizá-lo e ser “um duro com a máquina”.

Outro momento de descontração foi quando Bautista confessou que usa seu tablet para fotografar e em seguida perguntou ao bispo de Roma se ele também tem um. Com um sorriso amável, o pontífice respondeu que não tinha o aparelho.

Também teve espaço para os conselhos do máximo representante da Igreja Católica durante o evento. O papa Francisco aproveitou a conversa de Isaias para explicar que quando o ser humano enfrenta situações complicadas não é recomendável ficar com raiva, mas sim buscar maneiras de superar.

“Se não for possível, aguentar até que se dê a possibilidade de superá-las. Não deve se assustar nunca com as dificuldades. Nós somos capazes de superar tudo. Precisamos apenas de tempo para compreender, inteligência para encontrar o caminho e coragem para seguir adiante”, acrescentou.

Quando falou com Manoj, o papa abordou a importância do diálogo entre as pessoas porque “quando alguém se comunica, dá o melhor que tem dentro de si e recebe também o melhor que têm dentro dos outros”.

“A vida é um lindo tesouro, mas só faz sentido se a compartilhamos”, disse Francisco.

No fim da transmissão, que durou cerca de uma hora, o papa Francisco homenageou os docentes.

“Achava que isso só acontecia em alguns países da América Latina, mas me dei conta de que ocorre no mundo todo. O pacto educativo entre a família e a escola está quebrado, muito quebrado, e isso não pode”, ressaltou.

E acrescentou: “Seja a sociedade, seja a família ou as instituições. A educação é delegada aos docentes que, geralmente mal pagos, têm que levar nas costas esta responsabilidade e, se não alcançam o sucesso, são recriminados. Homenageio os docentes que estão com esta batata quente nas mãos e, mesmo assim, seguem adiante”.

Em setembro do ano passado, o papa Francisco acompanhou o lançamento da plataforma de educação online “Scholas” através de seu primeiro encontro virtual com jovens de El Salvador, Turquia, Austrália, África do Sul e Israel. Agora, voltou a se conectar com seus interlocutores através do Hangout, aplicativo de troca de mensagens do Gmail, e que pôde ser e acompanhado por pessoas do mundo tudo através do YouTube.

Mais cedo, uma delegação do Barcelona foi ao Vaticano para assinar um acordo com esta entidade social para gravar e divulgar vídeos de apoio com a participação dos jogadores e formar educadores. EFE

lsc/cdr

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