Papa Francisco e Elizabeth II se reúnem no Vaticano

  • Por Agencia EFE
  • 03/04/2014 13h04

Francisco presenteou a rainha com uma cópia do decreto de canonização de São Edward EFE/Stefano Rellandini Rainha Elizabeth II e Papa Francisco

Cidade do Vaticano, 3 abr (EFE).- O papa Francisco recebeu nesta quinta-feira no Vaticano em audiência privada a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, líder da Igreja Anglicana e que a esteve pela última vez com um pontífice em 2000, quando se reuniu com João Paulo II.

Francisco teve que aguardar por 15 minutos a chegada da soberana e seu marido, o duque de Edimburgo, que contrariando a pontualidade britânica chegaram atrasado, por volta das 15h20 locais (10h20 de Brasília).

A audiência a portas fechadas não aconteceu no apartamento papal, como de costume nas reuniões com autoridades e chefes de Estado, mas sim em um dos recintos anexos da Sala Paulo VI.

Antes do início da reunião, que durou 17 minutos, houve a tradicional troca de presentes.

O pontífice argentino deu para a monarca uma lembrança para seu bisneto, George, o filho dos duques de Cambridge, William e Kate.

O papa enviou ao príncipe, terceiro na linha de sucessão ao trono britânico e que completará um ano em julho, uma esfera da pedra lápis-lazúli com uma cruz de prata encravada.

Além disso, Francisco presenteou a rainha com uma cópia do decreto de canonização de São Edward, rei da Inglaterra entre 1043 e 1066.

Por sua parte, a rainha entregou ao pontífice uma cesta com produtos ingleses e frutos de suas propriedades.

Antes do encontro, Elizabeth e o duque de Edimburgo foram para Roma, onde almoçaram com o primeiro-ministro da Itália, Giorgio Napolitano. EFE

gsm/dk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.