Papa teve um papel “significativo” em acordo com as Farc, diz de La Calle
Bogotá, 28 set (EFE).- O chefe dos negociadores do governo colombiano no diálogo de paz com as Farc, Humberto de la Calle, manifestou nesta segunda-feira que o papa Francisco teve um papel “significativo” no acordo sobre justiça anunciado na semana passada.
“O papa teve um papel muito significativo pela paz e igualmente significativo será no futuro. O papa conversou em duas ocasiões com o presidente (Juan Manuel) Santos e esteve inteirado, e deu um grande apoio moral ao processo de paz, e uma mensagem de busca da paz com justiça”, afirmou De la Calle em entrevista coletiva na Casa de Nariño.
O alto funcionário disse, além disso, que o pontífice argentino, “em sua condição de liderança e na mensagem que emite vai continuar colaborando no processo da paz na Colômbia durante seu Pontificado e terá uma presença significativa desde uma perspectiva espiritual”.
O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram na quarta-feira em Havana um acordo em matéria de justiça de transição em um ato liderado pelo presidente Santos e o líder da guerrilha, Rodrigo Londoño, conhecido como “Timochenko”.
Santos e “Timochenko” fixaram, além disso, o dia de 23 de março de 2016 como data final para a assinatura de um acordo definitivo de paz.
O pontífice reconheceu hoje que interveio pessoalmente a favor do compromisso alcançado pela paz na Colômbia, ao término de sua viagem por Cuba e Estados Unidos. EFE
mlb/ff
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.