Jovem Pan
Publicidade

Papel do Reino Unido na OTAN não muda após Brexit, diz secretário-geral

Jens Stoltenberg

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, reiterou, nesta sexta-feira (24), que a inesperada decisão dos britânicos de votarem a favor da saída União Europeia, durante o plebiscito, realizado na passada quinta-feira (23), não mudará o papel do Estado britânico na aliança militar.

Publicidade
Publicidade

Como o resultado da votação, diz o estadista, a Organização se tornará “mais importante” do que nunca como plataforma de cooperação na Europa. Segundo Stoltenberg, o governo de Londres continuará sendo “um forte e comprometido aliado da OTAN”, concluindo que “uma OTAN forte, unida e determinada continua sendo um pilar essencial de estabilidade em um mundo turbulento e uma importante colaboradora para a paz e segurança internacionais”.

O resultado da consulta vai dificultar os esforços para fortalecer a aliança entre a UE e a OTAN. Em comunicado, porém, a Aliança mantém o compromisso de ampliar a cooperação.

“Na Cúpula de Varsóvia, em junho, iremos aumentar a colaboração mútua porque, juntos, somos mais eficientes em garantir nossos valores em comum e manter nossos países seguros”, enfatizou.

Publicidade
Publicidade