Parlamento alemão aprova extensão de resgate grego

  • Por Reuters
  • 27/02/2015 08h06

O líder da esquerda alemã EFE Parlamento alemão aprova ajuda à Grécia

O Parlamento da Alemanha aprovou a extensão do resgate da Grécia nesta sexta-feira, após o ministro das Finanças, Wolfgang Schaeuble, que tem expressado dúvidas sobre a confiabilidade da Grécia, ter dito que não será permitido a Atenas que “chantageie” seus parceiros da zona do euro.

Com 542 parlamentares votando a favor, incluindo quase todos da coalizão da chanceler Angela Merkel mais o Partido Verde, de oposição, a proposta obteve a maioria mais ampla para qualquer pacote de resgate da zona do euro até agora na câmara de 631 assentos.

A votação na Bundestag era o único grande obstáculo parlamentar para uma extensão de quatro meses ao programa de resgate para o país mais endividado no bloco de moeda única.

Schaeuble havia pedido ao Parlamento, mais cedo, que tomasse uma decisão que ele reconheceu ser difícil, aprovando a extensão do resgate grego.

O ministro pediu à câmara baixa do Parlamento senso de responsabilidade para a Europa.

“Nós alemães deveríamos fazer tudo para manter a Europa unida o máximo que pudermos e mantê-la unida de novo e de novo”, disse Schaeuble antes da votação.

Falando sobre os receios públicos na Alemanha sobre dar mais concessões à Grécia, Schaeuble afirmou que nenhuma nova ajuda financeira está em jogo.

“Não estamos falando sobre novos bilhões para a Grécia, não estamos falando sobre qualquer mudança a esse programa– em vez disso, trata-se de fornecer tempo extra para encerrar com sucesso esse programa”, disse ele, acrescentando que solidariedade entre membros do bloco de moeda única “não significa que você pode chantagear um ao outro”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.