Parlamento catalão aprova resolução de apoio a referendo de soberania

  • Por Agencia EFE
  • 17/09/2014 18h16

Barcelona, 17 set (EFE).- O parlamento regional da Catalunha aprovou nesta quarta-feira uma resolução a favor da realização de um referendo em defesa da soberania proposto pelo governo catalão para o dia 9 de novembro e que foi rejeitado pelo Executivo espanhol, que o considera ilegal.

A resolução foi aprovada por 89 votos, 65,9% da câmara, a maioria deles procedentes de partidos nacionalistas catalães.

A resolução defende a realização de um referendo “com todas as garantias democráticas e de participação possíveis” e pede ao presidente catalão, Artur Mas, que o mesmo seja realizado “dentro dos marcos legais”.

O texto acrescenta que Mas deverá “consultar o plenário do parlamento quando for necessário pelas circunstâncias do processo democrático para decidir o futuro político da Catalunha”, em alusão aos cenários alternativos que podem ser abordados se a administração central espanhola vetar a consulta.

Com a votação sobre o referendo foi encerrado o debate de política geral no parlamento catalão, que também esteve marcado pela condenação majoritária do caso de corrupção protagonizado pelo ex-presidente autônomo Jordi Pujol.

Em uma resolução aprovada por todos os partidos da oposição na Catalunha se “reprova e condena” os “atos delitivos” confessados pelo ex-presidente catalão. EFE

nac/rpr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.