Parlamento grego corta cafezinho e água do plenário

  • Por Agencia EFE
  • 13/03/2014 13h03

Atenas, 13 mar (EFE).- O presidente do parlamento da Grécia, Vangelis Meimarakis, ordenou que não se sirvam mais cafés, refrigerantes ou garrafas de água mineral de gratuitamente aos deputados que participam das comissões de trabalho ou das assembleias do plenário grego.

Segundo informaram fontes do parlamento à Agência Efe, a ordem foi dada hoje pelo próprio Meimarakis, de Roma, onde está em visita de trabalho, após ordenar uma investigação sobre os custos das bebidas gratuitas para os parlamentares.

A polêmica começou ontem quando a Secretaria-Geral do parlamento aprovou um orçamento de 10 mil euros mensais para pagar os cafés, refrigerantes e água servidos nas comissões parlamentares.

Em declaração à Efe, a fonte parlamentar explicou que esses 10 mil euros eram o preço que se pagava pelas bebidas consumidas durante pouco mais de 40 reuniões das comissões parlamentares que acontecem a cada mês e que esse valor era cobrado pela cafeteria do parlamento.

A partir de agora, os deputados deverão comprar o café por sua conta na cafeteria, onde seu custo é de em torno de 1,20 euro.

Em outra medida visando a economizar, Meimarakis decidiu recentemente que as viagens aéreas dos deputados serão a partir de agora em classe econômica, incluindo os deslocamentos transatlânticos.

O salário médio de um deputado grego é de 5,805 mil euros por mês, ao que se podem somar algo mais de 400 euros extra pela participação em comissões de trabalho, 1.800 euros para o funcionamento de seus escritórios de trabalho e 379 em conceito de despesas de viagem para aqueles escolhidos fora do circunscrição de Atenas.

Além disso, 70% de seu salário estão livres de impostos. O orçamento do parlamento grego para 2014, incluindo salários, é de cerca de 138 milhões de euros, enquanto em 2009 era de 222 milhões. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.