Parlamento sueco elege social-democrata como primeiro-ministro

  • Por Agencia EFE
  • 02/10/2014 11h16

Copenhague, 2 out (EFE).- O Riksdagen (parlamento sueco) elegeu nesta sexta-feira como primeiro-ministro o social-democrata Stefan Löfven com 132 votos a favor, 49 contra e 154 abstenções.

Löfven, que substitui o conservador Fredrik Reinfeldt, foi eleito graças aos votos de seu partido e do Partido do Meio Ambiente, com o qual governará com minoria. O sistema sueco estabelece que não é necessário receber o apoio da maioria absoluta da câmera para ser eleito primeiro-ministro, basta que não haja maioria contrária.

A Aliança de Centro-direita que dirigiu o país nos últimos oito anos se absteve, como estava previsto, para minimizar a influência do ultradireitista Democratas da Suécia (SD), terceira força parlamentar e a única que votou contra Löfven.

O Partido da Esquerda também se absteve pela decisão de Löfven de exclui-lo do novo governo, o que transformará esta formação em uma alternativa de esquerda na oposição para pactos pontuais com o Executivo, ressaltou hoje na câmara o líder de seu grupo parlamentar, Hans Linde.

O líder social-democrata justificou a rejeição porque pretende romper a política de blocos e conseguir pactos com a centro-direita.

Após ser eleito primeiro-ministro, Löfven assinalou o desemprego, a educação e o sistema de bem-estar como áreas prioritárias para a nova administração. Ele apresentará amanhã o novo governo, do qual pela primeira vez farão parte os ecologistas suecos e que conta com apenas 138 dos 349 cadeiras.

Social-democratas e verdes já alcançaram acordos em vários temas espinhosos, como defesa e energia nuclear. O principal problema que o governo enfrentará é a aprovação de seus primeiros orçamentos. Para eles são necessários pelo menos os votos do Partido da Esquerda e que o SD não apoie a moção alternativa que a Aliança já anunciou que apresentará.

A esquerda ganhou as últimas eleições de 14 de setembro com 43,7% dos votos contra 39,3% da centro-direita e 12,9% dos Democratas da Suécia.

Stefan Löfven nasceu em Estocolmo, em 1957, É ex-soldador e um líder atípico, já que carece de experiência parlamentar e ministerial, mas possui ampla trajetória no mundo sindical que lhe levou em 2005 a presidir o poderoso IF Metall, ligado à social-democracia.

Foi eleito em janeiro de 2012 novo líder do partido no lugar de Håkan Juholt, que tinha renunciado menos de um ano após substituir Mona Sahlin. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.