Partes líbias em conflito se reúnem em Argel auspiciadas pela ONU

  • Por Agencia EFE
  • 10/03/2015 12h31

Argel, 10 mar (EFE).- A reunião do diálogo entre as facções líbias para encontrar uma solução para a crise que o país atravessa, sob os auspícios das Nações Unidas, começou nesta terça-feira na capital argelina com a participação de todas as partes envolvidas no conflito.

A abertura das sessões foi presidida pelo ministro argelino encarregado dos Assuntos Norte-africanos e Africanos, Abdelkader Mesahel, em presença do enviado especial das Nações Unidas para a Líbia, o espanhol Bernardino León.

Segundo o diplomata espanhol, esta reunião pretende ser um meio que deve permitir às distintas partes líbias chegar a uma solução política pactuada com vistas a formar um governo de união nacional que terá como missão a gestão da etapa de transição e superar a crise que esse país atravessa.

Por sua vez, Mesahel afirmou que a Argélia, “que compartilha com a Líbia as relações de vizinhança, a luta contra o colonialismo e uma história comum, não podia permanecer de braços cruzados enquanto os irmãos líbios caem na guerra civil e atravessam o mais perigoso dos períodos ameaçando seu país e sua unidade”.

A Argélia “não poupou nenhum esforço para acompanhar os irmãos líbios e trabalhou por unir as partes e encontrar uma saída para crise nesse país”, acrescentou o ministro argelino.

A Líbia, país limítrofe com a Argélia, atravessa desde a queda do regime ditatorial de Muammar Kadafi em 2011 uma grave situação política, com dois governos e dois Parlamentos que concorrem pelo poder, um rebelde instalado em Trípoli e outro reconhecido pela comunidade internacional, com sede em Tobruk (leste). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.