Participação no plebiscito escocês chega a 85% segundo “BBC”
Edimburgo (R.Unido), 19 mai (EFE).- A participação no plebiscito de independência da Escócia realizado nesta quinta-feira foi de cerca de 85%, alcançado níveis recordes como o previsto, segundo estimativas da emissora pública “BBC”.
Em algumas das 62 circunscrições escocesas a participação dos eleitores se aproximou de 90%. No maior distrito eleitora, Glasgow, com cerca de meio milhão de eleitores, a participação teria sido menor, de 75%.
As previsões indicavam que a participação no plebiscito seria grande, pois 97% dos eleitores cadastrados no censo eleitoral escocês, quase 4,3 milhões de pessoas, registraram-se para poder votar em uma consulta que decide se a Escócia se tornará independente do Reino Unido.
Por enquanto só foram anunciados os resultados em duas dos 62 colégios eleitorais, Clackmannanshire e as ilhas Orcades, e em ambos os casos o “não” saiu vencedor.
Em Clackmannanshire, com 35.710 votos e uma participação de 88,6%, o “não” teve 54% dos votos e o “sim 46%; enquanto nas ilhas Orcades, com 15 mil votos, a participação foi de 84% e o “não” venceu com 67% contra 33% do “sim”.
Após o fechamento dos colégios eleitorais na Escócia, às 18h (de Brasília), uma pesquisa de boca de urna do instituto YouGov deu a vitória ao “não” por oito pontos, 54% contra 46%.
Ao longo da noite os resultados vão seguir sendo anunciado e apuração final deverá ser divulgada às 3h (de Brasília), segundo estimativa da Comissão Eleitoral da Escócia. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.