Partido do Congresso aceita sua derrota nas eleições indianas

  • Por Agencia EFE
  • 16/05/2014 05h15

Nova Délhi, 16 mai (EFE).- O Partido do Congresso, que atualmente governa a Índia, admitiu nesta sexta-feira sua derrota nas eleições gerais do país, onde as projeções indicam que o partido hinduísta Bharatiya Janata Party (BJP), de Narendra Modi, alcançará a maioria absoluta, segundo a imprensa local.

“Aceitamos a vontade do povo, damos as boas-vindas e admitimos nossa derrota”, disse o senador do Partido do Congresso Satyavrat Chaturvedi, de acordo com a agência local “Ians”.

Chaturvedi acrescentou que seu partido, que governou a Índia por 54 de seus 67 anos de independência, deverá fazer uma reflexão interna para analisar “o que fizeram de ruim”.

O nacionalista hindu BJP de Modi saiu vitorioso em 269 dos 527 distritos em que a Comissão Eleitoral já deu por encerrada a apuração, de um total de 543, e pode se transformar no primeiro partido com maioria absoluta desde 1984.

O Partido do Congresso, da dinastia Nerhu-Gandhi, venceu em 48 distritos até agora, seu pior registro histórico, segundo a apuração dos votos que ainda acontece neste momento no país asiático e que será concluída durante a tarde de hoje.

As pouco confiáveis pesquisas de boca de urna assinalavam que Modi e seus aliados sairiam como vencedores, com maioria absoluta, ao mesmo tempo em que previam que o Partido do Congresso teria uma de suas maiores derrotas eleitorais.

As eleições gerais foram realizadas ao longo de cinco semanas e registraram um recorde de participação do 66,3% do eleitorado, com os votos de 551 milhões de pessoas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.