Partido do governo desponta como vencedor das eleições municipais turcas

  • Por Agencia EFE
  • 30/03/2014 17h03

Ancara, 30 mar (EFE).- O islamita Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP), do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, desponta como o vencedor das eleições municipais realizadas neste domingo na Turquia, ao obter 46,5% dos votos, com 35% das urnas apuradas, principalmente nas províncias do leste do país.

Segundo os dados, ainda preliminares e divulgados por alguns meios de comunicações turcos, o AKP teria superado em sete pontos seus resultados nas eleições de 2009 e se manteria como principal partido, apesar das acusações de corrupção e autoritarismo que sofreu nos últimos meses.

Nas duas maiores cidades, Ancara e Istambul, os dados mostram um resultado muito apertado entre o AKP e seu principal concorrente, o social-democrata Partido Republicano do Povo (CHP).

O candidato do CHP à prefeitura de Ancara, Mansur Yavas, garantiu em entrevista coletiva que obteve mais de 50% dos votos, embora a imprensa local tenha dito que ambos os partidos estão empatados.

Em Istambul, o AKP parece levar uma leve vantagem sobre os sociais-democratas.

Como em eleições anteriores, o CHP aparece como ganhador nas províncias ocidentais e o AKP nas da Anatólia central, enquanto o Paz e Democracia (BDP) vence nas regiões curdas do sudeste. EFE