Partido do premiê ucraniano mantém liderança em apuração parcial

  • Por Agencia EFE
  • 28/10/2014 05h59

Kiev, 28 out (EFE).- O Frente Popular, partido do primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk, mantém a liderança na apuração das eleições parlamentares do último domingo após a contabilização de 84,08% dos votos, informou nesta terça-feira a Comissão Eleitoral Central (CEC) da Ucrânia.

Segundo os dados divulgados pela CEC, o Frente Popular tem 22,02% dos votos, seguido muito de perto pelo grupo político do presidente Petro Poroshenko, com 21,66%.

Em terceiro lugar está o partido pró-europeu de Andrei Sadovi, prefeito de Lviv, a principal cidade do oeste da Ucrânia, com 10,95%.

O Bloco Opositor, criado por antigos membros do Partido das Regiões do ex-presidente Viktor Yanukovich, está na quarta posição com 9,47% dos votos.

O quinto lugar está com o Partido Radical, do populista Oleg Liashko, favorável a ações mais duras contra os rebeldes pró-Rússia da região do Donbass, onde ficam as províncias de Donetsk e Lugansk, com 7,46%.

O Batkivshina, partido da ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, vem logo em seguida com 5,74%.

Os outros 23 partidos em disputa não conseguiram superar o limite de 5% para ter acesso a uma cadeira da metade do total de 450 que compõem a Rada Suprema, o parlamento unicameral ucraniano.

As outras 225 cadeiras são decididas nas circunscrições eleitorais majoritárias.

A participação final no pleito ficou em 52,42%, segundo a CEC, o que representa a mais baixa da história da Ucrânia.

No total, houve votação em 198 circunscrições do país, já que nas 12 da Crimeia, a península anexada pela Rússia em março, não houve eleições.

Também não puderam votar os eleitores de algumas circunscrições das regiões de Donetsk e Lugansk, nas localidades controladas pelos insurgentes pró-Rússia.

Segundo os dados da CEC, o partido nacionalista Svoboda, o Partido Comunista e o ultranacionalista Pravy Sektor (Setor da Direita) ficariam de fora do Legislativo por não conseguirem uma votação superior a 5%. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.