Pelo menos 1 morto e 15 feridos após novas explosões no Cairo

  • Por Agencia EFE
  • 24/01/2014 08h08

Cairo, 24 jan (EFE).- Pelo menos uma pessoa morreu e 15 ficaram feridas, entre elas três policiais, após uma explosão perto de uma estação de metrô no distrito de Dokhi, no Cairo, enquanto outro atentado na província de Guiza não causou vítimas, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.

Segundo a fonte, desconhecidos lançaram três artefatos de fabricação caseira contra um veículo da polícia estacionado em frente à estação de metrô de Al Behuz. A televisão estatal, no entanto, afirmou que apenas uma bomba foi detonada.

A ação aconteceu às 9h15 locais (5h15 de Brasília), apenas duas horas após outro atentado cometido na capital egípcia, no qual pelo menos quatro pessoas morreram e 73 ficaram feridas devido a uma explosão em frente à Direção Geral de Segurança.

No atentado de Dokhi, os três artefatos explosivos foram lançados diretamente contra o veículo policial, o que provocou a morte de um oficial das forças de segurança. Os feridos são em sua maioria passageiros de um microônibus que circulava pelo lugar no momento da explosão, explicou a fonte de segurança.

No ataque contra uma delegacia em Talbiya, na província de Guiza, que não causou mortos nem feridos, um grupo lançou um explosivo no local.

Na primeira reação oficial, o ministro do Interior, Mohammed Ibrahim, qualificou os fatos de “terroristas e covardes”. Além disso, disse que as ações têm a intenção de evitar que o povo egípcio comemore amanhã o terceiro aniversário da revolução de 25 de janeiro de 2011.

O ministro afirmou que “milhões de pessoas sairão às ruas, assim como fizeram durante o referendo (constitucional)”, realizado nos dias 14 e 15 de janeiro.

Amanhã será o terceiro aniversário da revolução que derrubou o presidente Hosni Mubarak e as autoridades egípcias iniciaram um plano de emergência e de segurança.

Os ataques contra as forças de segurança aumentaram no Egito desde o golpe militar em julho de 2013 contra o presidente islamita, Mohammed Mursi, e a posterior perseguição de seus seguidores.

Ontem, pelo menos cinco policiais morreram e dois ficaram feridos em um ataque armado contra um posto de controle na província de Beni Suef, no sul do Egito. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.