Pelo menos 8 talibãs morrem em ataque contra base militar no Paquistão

  • Por Agencia EFE
  • 18/09/2015 03h58

Islamabad, 18 set (EFE).- Pelo menos oito talibãs morreram e dez militares ficaram feridos durante um ataque insurgente nesta sexta-feira contra uma base da Força Aérea do Paquistão (PAF, sigla em inglês) perto da cidade de Peshawar, no norte do país, informaram fontes oficiais.

O ataque ocorreu no começo da manhã em um acampamento da PAF na região de Badaber, disse o diretor-geral do escritório de relações públicas do exército (ISPR, sigla em inglês), Asim Bajwal, em seu perfil oficial do Twitter.

Bajwal afirmou que os militares responderam ao ataque e abateram oito insurgentes.

O oficial também garantiu que a troca de tiros tinha se encerrado, mas que as forças de segurança paquistanesas continuam com o rastreamento da área em busca de talibãs que podem estar escondidos no local.

“O mecanismo de reação foi muito rápido”, comentou satisfeito o diretor-geral do ISPR.

O superintendente da polícia de Peshawar, Shakir Bangash, explicou para a Agênci Efe que as forças de segurança “isolaram toda a área”, e confirmou que as operações de busca de insurgentes nos arredores continuam.

O primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif, condenou “de forma enérgica o ataque terrorista” através de um comunicado, e acrescentou que os militares possuem “total apoio da nação” e que “em breve, todas as redes de terroristas serão eliminadas do Paquistão”.

Muhammad Khurasani, porta-voz do principal grupo talibã do país, o TTP, assumiu a autoria do ataque realizado por “uma unidade insurgente” contra a Força Aérea do Paquistão na região de Badaber, de acordo com um comunicado enviado à Efe.

O porta-voz relatou que os talibãs teriam matado 50 militares paquistaneses e encurralado outros 80. No entanto, os insurgentes costumam exagerar na hora de informar o alcance de suas ações.

Badaber faz fronteira com a região de Khyber, onde o exército paquistanês iniciou uma ofensiva contra os insurgentes em outubro do ano passado. Essa operação se juntou a outra, iniciada em junho de 2014, na área tribal do Waziristão do Norte, chamada “Zarb-e Azb” (Afiado e cortante).

Pelo menos 3.500 insurgentes e 300 membros das forças de segurança paquistaneses morreram nessa campanha, segundo dados oficiais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.