Peña Nieto apoia o diálogo dos “dois grandes amigos” EUA e Cuba
Cidade do Panamá, 11 abr (EFE).- O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, expressou neste sábado seu apoio “ao processo de diálogo e entendimento” iniciado por “dois grandes amigos do México”, Cuba e Estados Unidos, no início da sessão plenária da VII Cúpula das Américas.
Peña Nieto disse em seu discurso inaugural que a reunião dos 35 países do continente americano que termina hoje no Panamá é um “encontro histórico” e que os presidentes dos EUA, Barack Obama, e Cuba, Raúl Castro, “lembraram ao mundo que a abertura ao diálogo está carregada de futuro e possibilidades”.
O dirigente mexicano não se referiu diretamente ao conflito entre Estados Unidos e Venezuela, que também marcou a VII Cúpula das Américas, mas deixou claro que a solução às tensões na região deve passar pelo “diálogo político”.
“Embora desde então cada país tenha adotado modelos políticos e econômicos próprios, as nações das Américas buscaram privilegiar a unidade e a cooperação em nosso continente. Sigamos impulsionando o diálogo político como modelo e instrumento de nosso entendimento”, destacou o presidente mexicano.
Peña Nieto também expressou o apoio do México ao “processo de paz que a Colômbia está vivendo, assim como o anseio de que a paz total se concretize muito em breve, quanto antes melhor”.
“O México respalda à Colômbia neste processo e deseja que a comunidade internacional acompanhe este nobre propósito com ânimo construtivo para facilitar os acordos”, acrescentou. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.