Pentágono diz que não existem “planos” para estender bombardeios no Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 11/08/2014 17h29

Washington, 11 ago (EFE).- O diretor de operações dos Estados Unidos no Iraque, William C. Mayville Jr., afirmou hoje que “não existem planos” para estender a campanha aérea no norte desse país a outras áreas e ressaltou que os ataques a posições do Exército Islâmico (EI) tiveram apenas efeitos “temporários”.

“Os bombardeios efetuados até agora tiveram apenas efeitos temporários sobre o EI, não contivemos a ameaça” dos jihadistas, assegurou o tenente-general Mayville em entrevista coletiva no Pentágono.

O diretor rejeitou ainda que Washington tenha “planos em andamento para estender a campanha de bombardeios aéreos” iniciados na semana passada perto da cidade de Erbil a outras partes do Iraque.

“Estamos vendo os efeitos que estamos tendo sobre essas posições, esses lugares do EI que estão mantendo o assédio, e tentamos reduzir essa ameaça. No curto, prazo esse vai ser nosso objetivo”, comentou.

Desde o início dos ataques aéreos, na sexta-feira passada, os EUA realizaram várias operações contra posições de artilharia do EI perto de Erbil, no Curdistão iraquiano.

Ao mesmo tempo, lançou de aviões comida, água e provisões básicas aos milhares de refugiados yazidies curdos e cristãos que se encontram isolados no monte Sinjar.

Por enquanto, Mayville informou que tinham realizado “entre 50 e 60 saídas por dia” desde sexta-feira, mas não detalhou quais delas tinham sido de caráter militar ou humanitário. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.