Perry diz que disputa presidência para “projetar de novo a força dos EUA”

  • Por Agencia EFE
  • 04/06/2015 17h42
  • BlueSky

Addison (EUA), 4 jun (EFE).- O ex-governador do Texas, Rick Perry, anunciou nesta quinta-feira sua candidatura às primárias do Partido Republicano para a presidência dos EUA com a promessa de “projetar de novo a força dos Estados Unidos” no mundo.

Rodeado de veteranos de guerra de alta patente e com um avião militar ao fundo, Perry fez o anúncio em um hangar do aeroporto da cidade texana de Addison, nos arredores de Dallas.

“Estou orgulhoso de ter usado o uniforme do meu país”, disse o ex-governador, ao lembrar que serviu na Força Aérea entre 1972 e 1977 e alcançou a categoria de capitão.

Uma vez enfatizada sua condição de veterano, Perry, décimo candidato republicano a declarar suas aspirações presidenciais, destacou sua origem humilde.

“Não há ninguém mais otimista do que um produtor de algodão de clima seco. Sabemos que a chuva está ali na esquina, não importa há quanto tempo estamos esperando”, disse o pré-candidato, ao afirmar que a principal preocupação de seus pais era levar a comida à mesa.

“Temos poder para projetar de novo a força dos Estados Unidos ao mundo e para nossa economia voltar a despontar, e esse é exatamente o motivo pelo qual apresento minha candidatura à presidência”, afirmou Perry, que governou o Texas, o segundo mais povoado do país, entre 2000 e 2015.

“É o momento de criar emprego, aumentar salários, criar oportunidades para todos para que cada cidadão participe de seu país, de reconstruir a esperança, esperança real para os americanos que foram esquecidos”, acrescentou o líder republicano.

Em política externa, Perry prometeu “rescindir qualquer acordo que legitime o Irã para obter armas nucleares” e a confrontar a Rússia de Vladimir Putin suspendendo a proibição de exportar gás e petróleo à Europa.

“Se vão utilizar a energia como arsenal, os Estados Unidos terão o maior arsenal”.

O político texano prometeu blindar a fronteira com o México e criticou, sem citar ninguém nominalmente alguns de seus adversários na disputa eleitoral republicana.

“Liderança não é fazer um discurso no Senado. Não é o que diz, é o que faz. Não encontraremos a liderança que precisamos para levantar o país entre a classe política de Washington”.

Esse foi um dardo na mira dos senadores Ted Cruz e Rand Paul, ambos texanos, que percorrem o país há semanas em campanha para as primárias.

Perry destacou a experiência adquirida à frente do Texas, em que lidou com furacões, com o primeiro caso diagnosticado de ebola no país e com a crise fronteiriça com o México.

Em referência às medidas executivas sobre migração promovidas pelo presidente dos EUA, Barack Obama, que buscam regularizar mais de cinco milhões de imigrantes ilegais e que atualmente estão suspensas pela Justiça, Perry prometeu “congelá-las”. EFE

at/cd

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.