Pesquisa aponta que 56% dos bolivianos rejeitam nova reeleição de Morales

  • Por Agencia EFE
  • 16/08/2015 15h17

La Paz, 16 ago (EFE).- De acordo com uma pesquisa divulgada neste domingo pelo jornal “Pagina Seete”, 56% dos bolivianos rejeitam uma nova reeleição do presidente Evo Morales em 2019, como ventilaram sindicatos indígenas e camponeses leais ao governo.

O estudo, realizado pela empresa Mercados e Mostras SRL para esse meio, diz que 40% são a favor da reeleição do líder e 4% não souberam responder.

A pesquisa, realizada entre 28 e 31 de julho, incluiu 800 entrevistas com homens e mulheres maiores de 18 anos em áreas urbanas e rurais de todo o país e tem uma margem de erro de 3,47%.

A rejeição à reeleição do líder, que governa a Bolívia desde 2006, cresceu com relação a uma pesquisa similar divulgada por vários meios de comunicação em junho, na qual a porcentagem contrária a uma nova postulação de Morales era de 52%.

Evo Morales iniciou em janeiro seu terceiro mandato para o período 2015-2020, após ganhar o pleito de outubro com 61% dos votos.

Embora a Constituição que foi promulgada pelo próprio Morales em 2009 só permita dois mandatos consecutivos, a terceira postulação do governante foi possível graças a uma sentença do Tribunal Constitucional (TC) questionada pela oposição.

O TC justificou que o líder poderia ser novamente candidato porque não concluiu sua primeira gestão e porque o país foi refundado como “Estado plurinacional” em 2009, um argumento colocado várias vezes pelo Governo.

A única forma legal que Morales possa postular nas próximas eleições gerais seria convocando um referendo para modificar a Constituição, o que é apontado pelos sindicatos leais ao governo e seu partido.

No começo do mês, os líderes camponeses e indígenas afins ao governante anunciaram que administrarão sua postulação no pleito de 2019, e inclusive um deles propôs a reeleição “vitalícia” do líder.

Morales afirmou estar surpreso por estas propostas e anunciou que debaterá em dezembro com seus ministros uma possível postulação para o período 2020-2025.

A pesquisa de “Pagina Siete” também reflete que 58% não estão de acordo com a modificação da Constituição para permitir a reeleição de Morales, frente a um 35 % que sim respalda essa reforma. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.