Pesquisa diz que 71% dos franceses preferem primeiro-ministro a Hollande

  • Por Agencia EFE
  • 03/11/2014 10h59

Paris, 3 nov (EFE).- Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira apontou que 71% dos franceses querem que o primeiro-ministro, Manuel Valls, substitua François Hollande como presidente do país até o final do quinto ano de mandato.

O levantamento do Instituto Odoxa para a emissora “RTL” mostra conclusões devastadoras para o atual presidente: 97% dos franceses acreditam que Hollande “fracassou” em seu objetivo de criar emprego, um dos pilares de sua eleição em 2012.

Os entrevistados também criticam as políticas fiscais do governante, com 88% de rejeição, assim como suas iniciativas sobre a família, desaprovadas por 78%, entre as quais se destaca a aprovação do casamento entre homossexuais.

Esse descontentamento também engloba os próprios eleitores de esquerda, que dão as costas para Hollande nos mesmos pontos. O menos pior é a política familiar, que conta com 44% de aprovação.

Manuel Valls surge como o grande beneficiado do desgaste presidencial, o que faz com que 71% dos entrevistados digam que confiam mais nele do que no chefe de Estado para tomar as grandes decisões em termos de economia no que resta até as próximas eleições presidenciais, em 2017.

Entre os eleitores de direita, a preferência por Valls sobre Hollande é arrasadora, 87% contra 6%, enquanto o atual presidente conserva uma ligeira vantagem como o favorito dos que se declaram simpatizantes da esquerda, com um apoio de 49% contra 45% do primeiro-ministro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.