Pesquisa indica que republicanos têm vantagem para legislativas nos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 05/05/2014 21h38

Washington, 5 mai (EFE).- Os republicanos parecem chegar com vantagem para as eleições legislativas de novembro nos Estados Unidos, já que 47% dos americanos planejam ou se inclinam a votar no candidato republicano de seu distrito, contra 43% que preferem o democrata, segundo uma pesquisa do Pew Center divulgada nesta segunda-feira.

A seis meses das eleições legislativas, a enquete, elaborada pelo Pew conjuntamente com o jornal “USA Today”, revela também que os eleitores consideram o emprego (48%), a reforma da saúde (42%) e o déficit fiscal (38%) como suas maiores preocupações.

Em outubro, os democratas apareciam na frente dos republicanos em intenções de voto, com 49% e 43%, respectivamente, mas no último semestre os republicanos reverteram a situação.

Embora os últimos dados de desemprego o situem em seu nível mais baixo desde 2008, 65% dos indagados afirmam que é difícil encontrar trabalho em sua comunidade, enquanto quase tantos acham que dentro de um ano a situação econômica será melhor (25%) como que será pior (24%).

Desde que foi aberto o prazo para inscrever-se no mercado de seguros médicos, dentro da reforma conhecida como “Obamacare”, a rejeição a esta iniciativa do governo cresceu 2% e se encontra atualmente em 55%, enquanto o apoio fica em 41%, segundo a pesquisa do Pew.

Após o lançamento e o fechamento do mercado de seguros médicos incluído na nova lei sanitária, a popularidade do presidente Barack Obama está baixa e, na pesquisa do Pew, 65% dos indagados pede ao próximo líder uma mudança de rumo.

Além disso, 53% dos eleitores registrados indagados declararam que levarão em conta o partido que controla o Congresso nas urnas, frente a 43% que disseram que não considerarão esse fator na hora de votar.

Nas eleições legislativas de 2010, quando o Partido Republicano conseguiu uma ampla vitória na qual recuperou o controle da Câmara dos Representantes, com mais de 60 cadeiras de vantagem, e reduziu a diferença para os democratas no Senado, 62% assegurou levar em conta que partido dominava o Congresso.

A pesquisa do Pew foi realizada entre os dias 23 e 27 de abril com 1.501 adultos de todo o país, com uma margem de erro de 2,9% sobre um nível de confiança de 95%. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.