Pesquisa mostra Hillary 4 pontos à frente de Trump na reta final da disputa

  • Por Estadão Conteúdo
  • 05/11/2016 09h40
ELX17. Charlotte (United States), 23/10/2016.- US Democratic Party presidential nominee Hillary Clinton participates in a campaign event at the University of North Carolina at Charlotte in Charlotte, North Carolina, USA, 23 October 2016. The USA general election will take place on 08 November. (Elecciones, Estados Unidos) EFE/EPA/ERIK S. LESSER EFE/EPA/ERIK S. LESSER Candidata democrata Hillary Clinton - EFE

A pesquisa divulgada na noite de sexta-feira coloca a democrata Hillary Clinton quatro pontos porcentuais à frente do republicano Donald Trump, dias antes da eleição nos Estados Unidos. A sondagem da ABC News e do Washington Post mostra Hillary com 47% das intenções de voto e Trump com 43%.

Segundo a rede de TV, aparentemente Hillary volta a ganhar força, após a disputa ficar mais acirrada após a divulgação da notícia de uma investigação do FBI de e-mails da ex-secretária de Estado enviados por meio de um servidor privado, não do oficial. A mesma ABC aponta, porém, que as variações têm ficado dentro da margem de erro – no início da semana, Trump chegou a aparecer 1 ponto porcentual à frente de Hillary em pesquisa dos mesmos meios de comunicação, o que contribuiu bastante para uma semana de volatilidade nos mercados internacionais. Nas pesquisas da ABC e do Washington Post, o resultado de Trump na sondagem mais recente é o mais baixo desde 25 de outubro.

A margem de erro da pesquisa, elaborada entre 31 de outubro e 3 de novembro, é de 3 pontos porcentuais, portanto há empate técnico entre os rivais na disputa pela Casa Branca. A eleição ocorre na próxima terça-feira (8).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.