Pesquisadores trabalham em promissor sistema de detecção antecipada de câncer

  • Por Agencia EFE
  • 09/10/2014 22h32

Rio de Janeiro, 9 out (EFE).- O engenheiro mexicano Jorge Soto e a médica grega especialista em biologia molecular Fay Christodoulou estão desenvolvendo um sistema de detecção antecipada do câncer e de doenças metabólicas que pode reduzir em até 50 vezes o custo dos sistemas atuais.

O sistema se baseia na detecção de diferentes tipos de micro RNA, biomarcadores presentes no mapa genético do ser humano que podem ser detectados no sangue, para o estabelecimento de padrões que estão associados a determinados tipos de câncer ou de doenças metabólicas.

Em entrevista à Agência Efe, Soto sustenta entre suas mãos uma máquina que tem o tamanho e a forma de um garrafão de água de cinco litros e que foi produzida com uma moderna impressora 3D.

No interior da máquina há placas quadradas brancas e uma série de buracos. “Trata-se de uma prova de 96 buracos e em cada um há uma fórmula química que basicamente funciona como uma armadilha em busca do micro RNA específico”, disse o mexicano.

Por sua vez, Christodoulou explicou que o objetivo é detectar qual micro RNA está ativo em nossos corpos para estabelecer um padrão e ver se ele está relacionado com algum tipo de câncer ou de doença metabólica.

Cada buraco da placa tem um nome associado e, uma vez realizado o teste, os biomarcadores ativos brilham em uma cor diferente que o resto. Isto permite estabelecer e processar os diferentes padrões para detectar se sofremos de alguma dessas doenças.

“O micro RNA é o biomarcador do futuro. O primeiro foi descoberto há 20 anos e o seguinte demorou muito tempo para ser encontrado. Até 2005 não se estabeleceu a relação entre este biomarcador e determinadas doenças e até 2008 não sabíamos que podíamos encontrá-lo no sangue humano”, resumiu a médica.

Em um estudo de DNA o que se pode dizer é que alguém tem “X% de possibilidades de desenvolver câncer, mas não se realmente irá desenvolver a doença”.

“Este sistema nos permite monitorar em tempo real os micro RNA que temos ativos em nosso corpo e detectar a doença de forma antecipada. É muito diferente combater um câncer com 7% de chance de sobrevivência e fazê-lo com 70 %”, acrescentou.

Além de melhorar a detecção antecipada deste tipo de doenças, outro dos benefícios do projeto, denominado “MirOculus”, é o barateamento dos custos.

“As máquinas que fazem este tipo de estudo são muito, muito, grandes e caras. O teste mais barato custa US$ 25 mil, o nosso reduz esse custo em até 50 vezes”, assegurou o mexicano.

O objetivo destes jovens pesquisadores é conseguir que, em um futuro próximo, estes testes se tornem mais comuns em qualquer centro médico e que o câncer “não seja uma notícia tão ruim como agora”.

Atualmente esta pesquisa está desenvolvendo testes clínicos na detecção do câncer de mama na Alemanha e até o momento já foram compilados dados de 200 pacientes.

“Temos o ouro nas mãos”, disse uma entusiasmada Christodoulou que, ao lado de Soto participou da conferência anual TEDGlobal 14, que acontece no Rio de Janeiro até sábado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.