Pessoas obesas de meia idade correm menos risco de sofrer de demência

  • Por Agencia EFE
  • 10/04/2015 10h55

Londres, 10 abr (EFE).- As pessoas de meia idade que sofrem de obesidade têm cerca de 29% menor de chances de desenvolver demência em comparação com as que apresentam peso normal, segundo a publicação da revista britânica “The Lancet”, nesta sexta-feira.

O estudo também revela que as pessoas que apresentam um peso inferior ao recomendado têm 34% mais chances de sofrer demência em relação as que têm um índice de massa corporal saudável (BMI), de acordo com a pesquisa.

Esta análise contrasta com publicações anteriores, que defendiam o contrário e acreditavam na ideia de que a obesidade poderia ser um fator de risco para o desenvolvimento deste mal.

Os pesquisadores da London School of Hygiene and Tropical Medicine e a companhia Oxon Epidemiology analisaram uma série de dados de atendimentos que compreendem 9% da população do Reino Unido durante os últimos 20 anos.

Um dos autores do estudo, o professor Stuart Pocock, da London School of Hygiene and Tropical Medicine, assinalou que os médicos e as autoridades de saúde devem repensar os fatores para identificar pessoas com alto risco de sofrer da doença psicológica.

“Os resultados do estudo abrem um novo caminho para determinar os fatores que provocam a demência já que os pesquisadores, a partir das conclusões, poderão desenvolver novos tratamentos de prevenção da doença”, destacou Pocock.

O médico Nawab Qizilbash, que trabalha para a Oxon Epidemiology, especificou ainda que as razões pelas quais um índice de massa corporal saudável elevado reduz o risco de contrair a doença são desconhecidas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.