Jovem Pan
Publicidade

PM cumpre reintegração e desocupa escola tomada por alunos em Sorocaba (SP)

Escola Ocupada - Sorocaba

A Polícia Militar retirou na manhã desta terça-feira (11), os 50 alunos que ocupavam, desde quinta-feira passada (6), a Escola Estadual Professora Ossis Salvestrini Mendes, em Sorocaba, no interior de São Paulo. A ação, em conjunto com a Polícia Civil, cumpriu mandado judicial de reintegração de posse, segundo nota divulgada pela PM.

Publicidade
Publicidade

As polícias convocaram uma coletiva de imprensa para dar detalhes da operação. As aulas, suspensas desde o início da ocupação, seriam retomadas após a limpeza do prédio.

Os manifestantes protestavam contra a medida provisória do governo do presidente Michel Temer de reforma do ensino médio. A PM confirmou também a ocupação da Escola Estadual Professor Hélio Del Cistia, no bairro São Guilherme, na madrugada desta terça-feira. Ainda segundo a polícia, os estudantes decidiram pela manhã, por conta própria, desocupar o prédio.

Na noite de segunda-feira (10), alunos da Escola Estadual Professor Aggeo Pereira do Amaral impediram que um grupo com cerca de dez pessoas ocupasse a escola, em Sorocaba. O grupo de ocupação, ligado ao Novo Comando Estudantil (NCE), entrou na escola durante o período letivo noturno e pretendia obter a adesão de outros estudantes para permanecer no prédio. Os alunos recusaram dar apoio e teriam pedido a saída dos manifestantes.

A tentativa de ocupação da Aggeo Pereira foi confirmada pela diretora da escola, Regina Isabel Viana. Segundo ela, os portões da escola estavam abertos e os manifestantes entraram sem encontrar resistência, mas os próprios alunos reagiram à ocupação de forma pacífica. A PM chegou a deslocar viaturas para a escola.

O coordenador do NCE, Lucas Dante, informou que o grupo foi apenas dialogar com os alunos da escola e não havia intenção de ocupar a instituição de ensino naquele momento.

Publicidade
Publicidade