Jovem Pan
Publicidade

PM deve instaurar inquérito para apurar se houve erro em ação no tiroteio na Catedral da Sé

Troca de tiros deixa dois mortos na Catedral da Sé

Tiroteio nas escadarias da Catedral da Sé termina com dois mortos e a necessidade de apuração de eventual erro na ação policial. Centenas de pessoas viram quando Luiz Antônio da Silva saiu da igreja agarrando a balconista Elenilza Mariana de Oliveira Martins pelo pescoço.

Publicidade
Publicidade

O criminoso portava um revólver e deu várias coronhadas na vítima que tentava se livrar do mata-leão na porta do Catedral. Pouco depois, um morador de rua sobe as escadarias e tenta separar Luiz Antônio de Elenilza; e se ouve em seguida uma série de tiros.

O morador de rua era Francisco Rodrigues de Lima, que se meteu no meio do conflito, no momento em que a polícia se preparava para agir. No entanto, há divergências sobre a motivação do ataque de Luiz Antônio a Elenilza.

Um dos seguranças da Catedral da Sé viu os dois entrarem no interior da igreja, onde ficaram por quinze ou vinte minutos. João Nascimento disse que eles discutiam e Luiz Antônio não deixava Elenilza sair do prédio. “Eles estavam discutindo, não em voz muito alta. A gente percebeu que ele estava insistindo muito com ela. Tinha momento que ela queria sair e ele quase não deixava”, explicou.

Só que a versão de que os dois já se conheciam é contestada por pessoa que observou o desenrolar da ação.

O morador de rua, Cleiton de Oliveira Balbino, lamentou a morte de Francisco Lima. “Era um cara do bem, ajudava as pessoas aqui. Ajudava as pessoas, comparava comida para as pessoas”.

O porta-voz da PM destacou que será instaurado um inquérito policial militar para apurar a atuação policial como um todo, inclusive se ocorreu ou não excessos por parte da polícia*. O Major Emerson Massera disse ao repórter Anderson Costa que a área ainda não tinha sido totalmente isolada quando o homem tentou salvar a refém.

“É uma ocorrência muito complexa. É uma área extensa, os policiais estavam tentando isolar o local. O local não estava completamente isolado, então a ação do homem não foi percebida. É uma ação que precisa ser mais bem analisada, mas é uma situação muito complexa”, explicou.

Para o major, as imagens mostram que o morador de rua foi atingido pelo criminoso, mas ele lembra que somente a perícia poderá comprovar isso.

Luiz Antônio da Silva já havia sido condenado à prisão e tinha passagens por furto, roubo, tentativa de homicídio, dano ao patrimônio e lesão corporal.

Elenilza Mariana de Oliveira Martins foi atingida por coronhadas, encaminhada à Santa Casa de Misericórdia e liberada no começo da noite de sexta (04). O caso foi registrado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa que agora investiga o caso.

Confira abaixo o momento do tiroteio:

Abaixo um vídeo do momento com imagens captadas por um drone do Programa Pânico na Band, que fazia gravações no local na hora do ocorrido:

*Informação alterada às 14:23 para correção de informações dadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de SP

Publicidade
Publicidade