Polícia detém 16 pessoas em Frankfurt por perturbação da ordem pública

  • Por Agencia EFE
  • 18/03/2015 12h11

Frankfurt (Alemanha), 18 mar (EFE).- A Polícia alemã deteve nesta quarta-feira 16 pessoas em Frankfurt por perturbação severa da ordem pública nos protestos contra a inauguração oficial da sede do Banco Central Europeu (BCE), disse à Agência Efe uma porta-voz policial.

A polícia concluiu o controle das 350 pessoas que havia retido temporariamente, acrescentou a fonte da polícia de Frankfurt.

O grupo anticapitalista Blockupy organizou uma mobilização contra as políticas de austeridade no dia da inauguração oficial da nova sede do BCE, à qual acudiram militantes de toda Europa.

A poucos metros da sede se concentravam várias dezenas de manifestantes de forma pacífica após a inauguração.

Em um cartaz era possível ler “armas alemãs, dinheiro alemão, assassinos no mundo todo”.

Previamente alguns manifestantes queimaram um carro policial nas cercanias da nova sede do BCE e outros tentaram cortar uma cerca metálica de segurança, informa a agência alemã Dpa.

A polícia, que desdobrou entre 5 mil e 10 mil policiais, respondeu com gás pimenta.

Após a inauguração da nova sede central, havia calma nas imediações do edifício, rodeado por uma cerca e um fortíssimo desdobramento de segurança policial.

Alguns manifestantes protagonizaram na noite passada violentos enfrentamentos com a polícia e queimaram quatro veículos no bairro de Westend, uma zona ao oeste de Frankfurt na qual há muitos escritórios bancários e imobiliárias.

Também houve danos em outros automóveis e em uma empresa imobiliária, para onde foi lançado material pirotécnico, acrescenta a polícia, que contabiliza os danos em várias dezenas de milhares de euro.

Helicópteros da polícia vigiam a cidade desde ontem. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.