Policial e 18 talibãs morrem em ataque insurgente no Afeganistão

  • Por Agencia EFE
  • 17/11/2014 11h59

(Eleva o número de vítimas e acrescenta detalhes)

Cabul, 17 nov (EFE).- Um policial e 18 talibãs morreram nesta segunda-feira em um ataque no qual participaram mais de 400 insurgentes em um distrito da província de Farah, no oeste do Afeganistão, que foi repelido pelas forças de segurança, informou à Agência Efe uma fonte policial.

A ofensiva no distrito de Bala Buluk começou por volta das 5h local (21h30, em Brasília) e durante os enfrentamentos com as Forças de Segurança afegãs também ficaram feridos pelos menos um policial e seis insurgentes, disse o chefe provincial da polícia, Abdul Raziq Yaqubi.

Entre os mortos e feridos estão “três importantes comandantes” dos talibãs, “os mulás Paydagull Zakiri e Hafeq Ewaz, e Qari Rushan”, ressaltou Yaqubi.

“O ataque começou desde três direções e perto de postos de controle” das Forças de Segurança e “os enfrentamentos ainda continuam” na zona, para onde foram enviados reforços do Exército (ANA) e da polícia (ANP) afegãos, acrescentou o chefe policial.

Alguns grupos de insurgentes procedem da vizinha província de Helmand.

O porta-voz dos insurgentes, Zabihula Mujahid, declarou em comunicado que os talibãs mataram “dezenas” de membros das Forças de Segurança afegãs e só um deles faleceu nos combates, enquanto outros quatro ficaram feridos.

O Afeganistão atravessa um de seus períodos mais violentos depois que no ano passado, as forças locais se tonaram responsáveis pela segurança após a retirada paulatina da missão da Otan, a Isaf, que terminará no final de 2014.

No entanto, a Otan anunciou que manterá no país cerca de 12,5 mil militares a partir de 2015, deles ao redor de 9,8 mil soldados dos Estados Unidos que se reduzirão progressivamente até o mínimo necessário para operações de segurança e trabalhos diplomáticas ao término 2016. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.