Arthur Lira diz que terá apoio do PT na disputa por sua sucessão na Câmara dos Deputados
Atual presidente da Casa Baixa do Congresso ainda não definiu seu candidato, mas tem Elmar Nascimento, do União Brasil, como favorito; eleição no Parlamento ocorrerá em fevereiro de 2025
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), declarou nesta sexta-feira, 23, no Rio de Janeiro que espera o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Partido dos Trabalhadores para seu candidato na sucessão da presidência da Casa, em eleição agendada para fevereiro de 2025. Lira, que não pode concorrer à reeleição, ressaltou a importância de ouvir líderes partidários e amigos na Câmara para definir seu sucessor. O parlamentar afirmou que Lula se comprometeu a apoiar seu projeto de sucessão, enfatizando que não vê motivos para o PT agir de maneira diferente, dada a fidelidade aos compromissos assumidos pela atual Mesa Diretora. A um ano da disputa, o favorito de Lira para sua sucessão é Elmar Nascimento (União Brasil-BA).
A reunião entre Lula e Lira ocorreu na noite de quinta-feira, 22, no Palácio da Alvorada, junto a líderes partidários e ministros como Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil). O encontro foi marcado por críticas dos parlamentares à articulação política do Executivo, questões orçamentárias e à atuação de Padilha, a quem acusam de não cumprir acordos, especialmente relacionados às verbas do Ministério da Saúde. Lula manifestou o desejo de estreitar o diálogo com os parlamentares, indicando que encontros desse tipo serão mais frequentes, reconhecendo a importância da harmonia entre Executivo e Legislativo.
O presidente da Câmara descreveu o encontro como um momento de conversa amigável e tranquila. Segundo Lira, sua relação com o petista sempre foi positiva e construtiva, destacando a importância do diálogo entre líderes políticos. Durante a abertura do seminário “Pacto pelo Rio”, organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio, Lira enfatizou a necessidade de uma aproximação constante entre o presidente e os líderes políticos, visando o bem-estar da população e o desenvolvimento do Estado.
Durante o evento, Arthur Lira defendeu a união dos políticos em prol do futuro do estado, destacando a importância da colaboração entre o governador e o prefeito do Rio de Janeiro, a quem se referiu como amigos pessoais. Lira e Castro foram vistos interagindo durante todo o evento, demonstrando proximidade e trocando ideias. Além disso, o painel contou com a presença de autoridades como o ministro das Cidades, Jader Filho, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e os secretários municipais de governo, Felipe Santa Cruz, e Educação, Renan Ferreirinha.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.