Blinken desembarca no Brasil para reunião com presidente Lula

Secretário de Estado dos EUA também participará do encontro do G20 no Rio de Janeiro

  • Por Jovem Pan
  • 21/02/2024 00h02
  • BlueSky
FáTIMA MEIRA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO antony blinken O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, desembarca em Brasília na noite desta terça-feira, 20 de fevereiro de 2024. Blinken deve se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quarta-feira (21). A agenda do secretário ainda inclui a participação em reuniões do G20, que reúne as maiores economias do mundo. O Brasil preside o G20 neste ano.

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, desembarcou no Brasil na noite desta terça-feira, 20, para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira, 21, às 9h, no Palácio do Planalto. Depois, Blinken seguirá para a reunião de ministros do G20, no Rio de Janeiro, que é um encontro entre as 19 maiores economias do mundo, a União Europeia e a União Africana. De acordo com comunicado do governo dos Estados Unidos, Blinken irá destacar o apoio à presidência do Brasil no G20 e à parceria entre os dois países em questões relacionadas aos direitos dos trabalhadores e à transição para energia limpa. O secretário busca uma conversa abrangente com o presidente Lula sobre diversos temas globais, ressaltando a importância do Brasil como parceiro em questões de paz e segurança globais.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Outro assunto que será abordado durante a reunião é a disputa territorial entre Venezuela e Guiana em relação ao território de Essequibo. O governo brasileiro expressou preocupação com a situação e desempenha um papel fundamental para ajudar a resolver as tensões entre as autoridades de Maduro e o governo da Guiana. De acordo com o  porta-voz do governo norte-americano, Matthew Miller, o secretário de Estado também deve discutir com o presidente Lula a recente crise diplomática entre Brasil e Israel. Como mostrou o site da Jovem Pan mais cedo, Miller afirmou que os EUA não concordam com as falas de Lula em relação aos ataques de Israel na Faixa de Gaza.

Publicado por Adrielle Farias

*Reportagem produzida com auxílio de IA

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.