Corregedor vê ‘indícios suficientes de irregularidades’ e quer caso Flordelis no Conselho de Ética

Em seu parecer, o deputado federal Paulo Bengtson (PTB-PA) pede a apuração do caso por considerar que a denúncia revela ‘fatos potencialmente danosos à imagem do Poder Legislativo’

  • Por André Siqueira
  • 01/10/2020 14h54 - Atualizado em 01/10/2020 15h13
Fernando Frazão/Agência Brasil Deputada federal Flordelis utiliza máscara durante audiência Flordelis (PSD-RJ) é acusada de ser a mentora da morte de seu marido, o pastor Anderson do Carmo

Corregedor da Câmara dos Deputados, o deputado federal Paulo Bengtson (PTB-PA) apresentou, nesta quinta-feira, 1º, seu parecer sobre o caso envolvendo a deputada federal Flordelis (PSD-RJ), acusada de ter mandado matar seu próprio marido, o pastor Anderson do Carmo. No documento, entregue ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e obtido pela Jovem Pan, Bengtson recomenda o encaminhamento do processo ao Conselho de Ética – responsável por decidir pela cassação ou não do mandato da parlamentar – porque “os fatos descritos no Requerimento de Representação e no Inquérito Policial que o instrui constituem indícios suficientes de irregularidades ou de infrações às normas de decoro e ética parlamentar”.

“Por todo exposto, manifesto-me pela formalização de Representação por parte da Mesa Diretora perante o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, pois os fatos descritos no Requerimento de Representação e no Inquérito Policial que o instrui constituem indícios suficientes de irregularidades ou de infrações às normas de decoro e ética parlamentar”, diz o parecer. Segundo as investigações, “não há dúvida alguma” de que a parlamentar é a mentora do crime. No depoimento que prestou à Corregedoria da Câmara, Flordelis disse que há um erro nas investigações e alegou que não pode ser julgada e condenada antes que todo o processo seja concluído. Em outro trecho de seu parecer, o deputado Paulo Bengtson pede a devida apuração do caso por considerar que a denúncia “revela fatos potencialmente danosos à imagem do Poder Legislativo e dos seus membros”.

O próximo passo do processo é a Mesa Diretora da Câmara avaliar se envia ou não o caso ao Conselho de Ética. O colegiado, assim como outras comissões da Casa, está com os trabalhos suspensos em razão da pandemia do novo coronavírus. No início do mês de setembro, os deputados tentaram votar o Projeto de Resolução 53/20, que autoriza a retomada das atividades, mas ele foi retirado de pauta por falta de acordo.

O pastor Anderson do Carmo foi morto a tiros na madrugada do dia 16 de setembro de 2019, em Niterói, na garagem de sua casa. De acordo com testemunhas ouvidas pelos investigadores, a deputada e o marido estavam voltando de uma confraternização – Anderson foi atingido por mais de 30 tiros quando voltou ao carro para pegar um objeto que havia esquecido no automóvel, foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.