AO VIVO: Acompanhe em tempo real a apuração dos votos da sua cidade nas Eleições 2020

Confira os resultados do primeiro turno das eleições municipais de 2020 para prefeito em todo o país

  • Por Jovem Pan
  • 15/11/2020 18h17 - Atualizado em 16/11/2020 00h57
Rovena Rosa/Agência Brasil Eleitora vota na 250ª zona eleitoral da Lapa, localizada na Escola Heitor Garcia, durante as eleições municipais de 2020, em São Paulo

Neste domingo, 15 de novembro, 148 milhões de brasileiros foram às urnas para escolher os próximos prefeitos e vereadores de suas cidades. As eleições de 2020 contam com mais de 557 mil candidatos disputando cargos no Executivo e nas câmaras municipais. CONFIRA AQUI a apuração dos votos do primeiro turno da sua cidade: jovempan.com.br/apuracao-eleicoes-municipais-2020. Basta digitar o nome, com acentuação. Além de Brasília e de Fernando de Noronha, que não têm prefeito, só não haverá disputa em Macapá, capital do Amapá, onde a votação foi adiada por causa dos problemas no fornecimento de energia elétrica que afetam a cidade. Confira abaixo a cobertura especial da Jovem Pan sobre a apuração dos resultados das eleições municipais 2020 pelo país.

00:50 – Jovem Pan encerra cobertura do primeiro turno das eleições municipais. Boa noite


00:40 – Número de abstenção bate recorde, segundo TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmou em coletiva de imprensa na noite deste domingo que o número de abstenções nesta eleições bateu recorde – 23,1%. No entanto, não foi muito superior se comparado com eleições anteriores, que tiveram média de 20%. Segundo ele, “o eleitorado compareceu em massa” mesmo com a pandemia do novo coronavírus.


00:01 – Jilmar Tatto (PT) liga para Boulos e declara apoio

No Twitter, o candidato do PT, Jilmar Tatto, diz ter ligado para Guilherme Boulos. “Acabei de ligar para Guilherme Boulos, a quem tenho como um irmão mais novo. Desejei sorte e disse que ele pode contar comigo e com a nossa valente militância para virar o jogo em São Paulo”, escreveu.


23:40 – Guilherme Boulos agradece eleitores que ‘votaram com esperança’

O candidato do PSOL, Guilherme Boulos, fez um pronunciamento diretamente de sua casa, em Campo Limpo, na zona sul: “Quero agradecer a todos que hoje foram às urnas em sp e votaram com esperança. depositaram sonhos nas urnas, não ódio. A gente viu o que aconteceu em 2018 quando o ódio e a mentira venceram. Quero agradecer a todos os meus companheiros do PSOL e a todos que compuseram com nós essa campanha. Quero fazer um agradecimento especial à Erundina, a melhor prefeita que essa cidade já teve – mulher, nordestina, corajosa, assistente social que enfrentou as máfias e que decidiu, de forma generosa, compor esta chapa que está devolvendo esperança ao povo de São Paulo”, disse.


23:10 – Do diretório estadual do PSDB, Bruno Covas faz pronunciamento e diz que SP ‘não quer eleger um totalitarista’

Disputando o segundo turno com o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, o atual prefeito de São Paulo fez um pronunciamento na noite deste domingo. “São Paulo quer eleger um prefeito. Não quer eleger alguém que seja totalitarista ou radical”, diz Covas.


22:34 – Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo divulga que capital paulista tem 57,77%

Segundo a assessoria do tribunal, Bruno Covas (PSDB) tem 32,81% dos votos, enquanto Guilherme Boulos (PSOL) aparece em segundo lugar com 20,35%. Márcio França (PSB) tem 13,65% dos votos apurados e Celso Russomanno (Republicanos) aparece com 10,49%.


22:22 – TSE atualiza dados e São Paulo tem 37,77% das urnas apuradas

Após horas sem atualizar, capital paulista mostra 37,77% dos votos apurados. Bruno Covas (PSDB) aparece com 32,79%, enquanto Guilherme Boulos (PSOL) tem 20,32%. Márcio França (PSB) tem 13,65% dos votos válidos, e Celso Russomanno (Republicanos) aparece em 4º lugar, com 10,53%.


21:25 – Prefeito de cidade de Pernambuco é eleito com 7% dos votos apurados

Com apenas 7% dos votos apurados, o candidato à Prefeitura de Alagoinha, no interior de Pernambuco, Ulias Leal (PSB) já é considerado eleito. Ele não concorreu com ninguém – foi candidatura única na cidade.


21:15 – Falha em supercomputador do TSE provoca atraso na divulgação dos votos, diz Barroso

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmou em entrevista coletiva na noite deste domingo, 15, que um problema técnico no núcleo do processador de um dos supercomputadores responsáveis pela totalização dos votos falhou, ocasionando um atraso na totalização dos resultados do primeiro turno das eleições de 2020. “Houve uma falha no processador e uma demora para repará-lo. Mas já está sendo concluída a reparação, e tudo está voltando ao normal”, disse Barroso. Segundo ele, houve, ainda, a tentativa de um ataque ao sistema do TSE nesta manhã, que “não produziu nenhum resultado, pois foi repelido”.


20:50 – Álvaro Dias é reeleito para a Prefeitura de Natal no 1º turno

O atual prefeito de Natal, no Rio Grande do Norte, Álvaro Dias foi reeleito neste domingo, 15. Senador Jean (PT) ficou em segundo lugar, seguido do Delegado Sergio Leocádio (PSL). Álvaro Dias, que é médico, lidera a coligação Avança Natal, formada por PSDB, MDB, Avante, PL, Republicanos, Rede, DEM, PDT e PSD. Ele foi eleito vice-prefeito em 2016, na chapa liderada por Carlos Eduardo Alves (PDT). No entanto, Dias assumiu o cargo em abril de 2018, por causa da renúncia do titular. Ele também foi vice-prefeito de Caicó, deputado estadual por cinco legislaturas e deputado federal pelo estado do Rio Grande do Norte.


20:38 – Bruno Reis alcança 64% dos votos e leva Prefeitura de Salvador no 1º turno

O atual vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), foi eleito o futuro mandatário da cidade neste domingo, 15. Esta foi a primeira disputa de Reis à Prefeitura de Salvador. A chapa vencedora ainda é composta por Ana Paula Matos (PDT). A petista Major Denice ficou na segunda colocação.


20:24 – Dr. Pessoa disputa o 2º turno com Kleber Montezuma em Teresina

O médico Dr. Pessoa (MDB) está na disputa do segundo turno para a Prefeitura de Teresina, no Piauí, contra o economista Kleber Montezuma (PSDB). Conhecido como Dr. Pessoa, José Pessoa Leal é médico, político e professor. Em 2016, ele disputou a prefeitura de Teresina, mas foi derrotado em primeiro turno. Kleber Montezuma é o atual Secretário de Educação de Teresina.


20:15 – Apuração volta a ser atualizada em alguns lugares

Sistema do TSE continua lento, mas algumas capitais tiveram os dados atualizados. Palmas (TO), Curitiba (PR) e Belém (PA) já divulgaram seus resultados. Em Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB) foi reeleita no primeiro turno. Em Curitiba, Rafael Greca (DEM) também foi reeleito no primeiro turno. Já Belém terá segundo turno entre os candidatos Edmilson Rodrigues (PSOL) e Delegado Federal Eguchi (Patriota).


20:08 – Rafael Greca, do DEM, é reeleito prefeito de Curitiba no primeiro turno

Greca alcançou 59,8% dos votos válidos neste domingo e deve comandar a cidade pelos próximos quatro anos. Este é o terceiro mandato de Greca, que já foi prefeito da capital do Paraná de 1993 a 1997. Em 2016, o atual prefeito foi eleito pelo nanico PNM. Em março de 2019, no entanto, o prefeito anunciou a troca de partido para o DEM. O segundo lugar ficou para Goura (PDT), com 13,2% dos votos, e o candidato do PSL, Fernando Francischini recebeu 6,2% dos votos, já Dr. João Guilherme (Novo) teve 4,8%.


19: 56 – Edmilson Rodrigues e Delegado Federal Eguchi  disputam o 2º turno em Belém

O atual deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL) e o Delegado Federal Eguchi (Patriota) decidirão em segundo turno quem será o futuro prefeito de Belém no próximo dia 29. Com 98,67% das urnas apuradas, Edmilson Rodrigues alcançou 34,2% dos votos e Delegado Federal Eguchi, 23%.


19:49 – Cinthia Ribeiro, do PSDB, é reeleita em Palmas no primeiro turno

A atual prefeita da capital do Tocantins garantiu sua reeleição no primeiro turno das eleições municipais de 2020 neste domingo, 15. Ela superou os adversários Professor Júnior Geo (Pros), Eli Borges (Solidariedade) e Thiago Amastha Andrino (PSB) 12,33%. Com 176.899 eleitores aptos a votar, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral, Palmas não tem opção de segundo turno já que essa regra é limitada aos municípios com mais de 200 mil eleitores.


19:30 – Sistema do TSE apresenta lentidão na divulgação dos resultados

Site do TSE apresenta lentidão na divulgação da contagem de votos. Por isso, os dados de alguns estados não estão atualizados ainda. TSE admite falha na comunicação entre o sistema que totaliza os votos e o que divulga os resultados. Segundo o Tribunal, os dados estão sendo enviados normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto. “O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação. Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã”, diz a nota do TSE. Em São Paulo, após mais de duas horas do fechamento das urnas, a apuração está em apenas 0,39% do total de votos.


19:00 – Votação é encerrada em todo o Brasil

Com duas horas a menos do horário oficial de Brasília, o estado do Acre foi o último a encerrar a votação no país.


18:51 – Resultado das eleições de São Paulo deve sair até 21h, segundo presidente do TRE-SP

Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), afirmou que não houve graves incidentes no pleito municipal da capital paulista e que o dia de votação foi tranquilo. Além disso, Campos Junior prevê que a apuração dos votos seja concluída até as 21h deste domingo.


17:31 – Gean caminha para reeleição em Florianópolis

Com 77,04% das seções totalizadas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra Gean Loureiro (DEM) reeleito em primeiro turno em Florianópolis (SC). A capital deve ser a primeira do Brasil a ter o resultado da eleição para prefeito. Professor Elson (PSOL) está em segundo lugar, com 18,09% dos votos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.